Conheça o Bistrô Casa Tua, onde técnica francesa e afeto baiano se encontram à mesa

Conheça o Bistrô Casa Tua, onde técnica francesa e afeto baiano se encontram à mesa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 13/05/2025 às 11:10 / Leia em 5 minutos

Em meio ao ritmo acelerado do Caminho das Árvores, um novo espaço convida a desacelerar e saborear. Inaugurado oficialmente no dia 18 de fevereiro, o Bistrô Casa Tua já vem conquistando o paladar e a curiosidade dos soteropolitanos com uma proposta que combina acolhimento, sofisticação e uma cozinha autoral afinada com o mundo, mas de olhos bem abertos para o produto local.

Por trás do projeto estão os chefs Erika Peleteiro, natural de Salvador, e Helder Dantas, de Itabuna. Unidos na vida e na gastronomia há mais de uma década, os dois têm uma história que começa onde tantas outras paixões nascem: na cozinha. Ela, então advogada especializada em Direito do Trabalho, começou fazendo tortas para os amigos. Ele, estudante de Gastronomia na Ruy Barbosa, era chef de partida no extinto restaurante Ferraz, onde Erika iniciou um estágio e onde tudo começou.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A trajetória do casal ganhou fôlego internacional em 2015, quando se mudaram para a França para estudar no Institut Paul Bocuse, em Lyon, uma das mais respeitadas escolas de gastronomia do mundo. Foram três anos intensos de aprendizado técnico e empresarial e de experiências que moldaram a essência do que é servido nos poucos três meses em que o bistrô está em operação.

Helder integrou a equipe do L’Auberge du Père Bise, com duas estrelas Michelin, enquanto Erika foi a única mulher na cozinha do Clos des Sens, casa de três estrelas, ambos em Annecy. Ali, entre serviços exigentes e paisagens dos Alpes franceses, nasceu a pequena Sophie e a ideia de um restaurante que traduzisse tudo o que aprenderam, com alma brasileira.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

De volta à Bahia, o casal encontrou no espaço de decoração Casa Tua, comandado por Chris Peleteiro, esposa do tio de Erika, o lugar perfeito para dar vida ao sonho. Projeto da arquiteta Luciana Paraíso, o ambiente é uma extensão da loja, com peças de design à venda, assim como os quadros da Zeca Fernandes Galeria de Arte.

Cozinha do Casa Tua é aberta para o salão | Foto: Redes Sociais

O cardápio, preparado na cozinha aberta que aproxima quem comanda as panelas de quem prova, é direto, autoral e cheio de charme. Pratos para dividir, como o Croque Monsieur com Queijo Minas e Fumeiro, dividem espaço com releituras como a Moqueca Revisitada, que chega à mesa com camarão grelhado, salada de feijão fradinho e espuma de moqueca.

Moqueca Revisitada | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nas entradas, o Tartare de Boeuf reforça a herança francesa (é um clássico Steak Tartar com chips e saladinha). Já o Pastel de Siri com Ketchup de Tamarindo mostra a Bahia em versão afetuosa. As sobremesas são um capítulo à parte: o Macaron com farinha de castanha de caju – receita que me remeteu a uma das minhas versões favoritas, a da Jeanne Garcia Confeitaria, com a mesma base – ainda está em teste, mas tem futuro, enquanto a Tartelette Desconstruída com Creme de Umbu e Suspiro já está pronta para o bis.

Tartelette Desconstruída com Creme de Umbu e Suspiro | Foto: José Mion

A carta de vinhos, pequena e precisa, foi elaborada com consultoria de Alexandre Takei, e valoriza rótulos que harmonizam com a proposta do bistrô. Há também espaço para produtos de impacto social e origem controlada, como o café do “ei, café?”, vindo de Piatã, na Chapada Diamantina, e o licor artesanal de leite de cabra da Alto da Chapada, dos mesmos produtores, e que encerram a refeição com muito afeto e reforçando a qualidade do que produzimos localmente.

Produtos locais vão da cozinha ao café após a refeição | Foto: Redes Sociais

“Nós não somos um restaurante francês. Somos uma cozinha de intuição, que respeita o produto e as escolhas que fazemos”, diz Helder, que considera o soft open – fase de testes – do bistrô um momento de escuta: entender o que buscam os clientes de Salvador, pouco conhecidos atualmente do casal.

Seja para um almoço despretensioso ou um jantar especial, o Bistrô Casa Tua é, acima de tudo, uma celebração da boa mesa e do encontro e, fazendo jus ao nome, é um espaço onde a gente se sente em casa, se senta sem pressa, brinda com afeto e prova a história que cada prato tem para contar.

O Bistrô Casa Tua fica na Alameda das Seringueiras, 42 – Caminho das Árvores, e funciona de terça a sábado, para almoço (12h às 14h30) e jantar (19h às 21h30).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia