A Arena Fonte Nova recebeu, nesta terça-feira (13), uma equipe da FIFA para a primeira visita técnica voltada aos preparativos para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™. Com cerca de 25 integrantes, a delegação da FIFA esteve na Arena ao longo do dia, em uma programação que incluiu reuniões e inspeções técnicas para planejamento da competição.
Salvador foi a quinta cidade-sede a ser visitada pela FIFA. As cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Recife já haviam recebido a comitiva. Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza serão as próximas.
Entre as representantes, estiveram Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA™ e Valesca Araújo, head de Competições e serviços da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™, que conversaram com alguns jornalistas.
De acordo com Valesca Araújo, para a escolha das sedes, a FIFA priorizou arenas que já tinham experiência com eventos da entidade e contavam com estrutura consolidada, o que exigiria menos intervenções. “Também foram considerados fatores como rede hoteleira, transporte, centros de treinamento e uma série de outros critérios que contribuíram para a seleção da Arena Fonte Nova entre as oito escolhidas.”
Com as cidades já definidas, um dos próximos passos envolve a definição da distribuição das partidas entre os estádios. Segundo Rhiannon Martin, “estamos na fase das visitas e, depois, será decidido sobre a quantidade de partidas por sede, mas cada uma deverá receber, no mínimo, cinco jogos. Em relação às fases e às seleções, essas informações serão definidas nas próximas etapas.”
A Copa do Mundo Feminina da FIFA™ será realizada pela primeira vez no Brasil, entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A Arena Fonte Nova será uma das sedes da competição, em sua sétima participação em eventos internacionais. É a única arena do Norte-Nordeste presente em todas as principais competições internacionais já realizadas no país.
Para Milena Andrade, gerente de operações da Arena Fonte Nova, essa primeira visita é um marco importante na preparação para o evento. “Tivemos um dia intenso e produtivo, com foco nos aspectos técnicos que vão orientar os próximos passos”, afirmou.