O reconhecimento de serviços turísticos de excelência tem se tornado um diferencial competitivo entre os destinos mais procurados no Brasil. A Bahia, com sua diversidade cultural e natural, vem se destacando nesse cenário ao acumular prêmios nos segmentos de hotelaria, gastronomia e enoturismo. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), responsável por ações de estruturação, capacitação e promoção do setor, comemora os resultados positivos que fortalecem a imagem do estado como referência de qualidade.
Na capital baiana, o restaurante Origem, liderado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, foi eleito o melhor do Brasil pela revista Exame, em um ranking nacional com 100 estabelecimentos. Pela primeira vez, um restaurante fora do eixo Rio-São Paulo conquista o topo da premiação voltada à alta gastronomia. A escolha foi feita por 65 jurados especializados, que avaliaram 500 restaurantes de todo o país.
“No Origem, temos um trabalho de construção, que nasce de pesquisas, e está ganhando reconhecimento dentro da rota do turismo gastronômico, pois a comida está muito ligada à experiência. E essas experiências devem ser divulgadas, trazendo jornalistas para falar sobre o assunto. Isso é fundamental para que a gastronomia baiana mantenha esse nível de notoriedade”, afirma o chef Fabrício Lemos.
No litoral sul, duas pousadas de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, também ganharam projeção nacional. A Recanto do Arraial e a Maria Pitanga conquistaram, respectivamente, o terceiro e o oitavo lugar entre as melhores do país no Prêmio Travellers’ Choice 25, do TripAdvisor. A seleção teve como base as avaliações de hóspedes sobre qualidade, atendimento e experiência.
“Esse prêmio é o reconhecimento da qualidade e excelência da nossa pousada e do destino Bahia como um todo. Ele atrai viajantes e especialistas em turismo, gera cobertura midiática e ajuda a promover a imagem local. Nos sentimos parceiros da Setur-BA, que promove o turismo baiano de forma dinâmica, aumentando o nosso fluxo de visitantes”, destaca Ana Cristina Agulho, proprietária da pousada Recanto do Arraial.
A Chapada Diamantina também celebra conquistas expressivas no segmento do enoturismo. Durante a Wine South America, maior feira de vitivinicultura da América Latina, realizada em Bento Gonçalves (RS), dois rótulos baianos foram premiados com medalha de ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil: o Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e o Reconvexo Reserva Syrah, da vinícola Reconvexo, ambas de Morro do Chapéu. Os vinhos obtiveram a nota 92, entre mais de mil rótulos avaliados, consolidando a qualidade da produção local.
“Entramos em uma nova era. As premiações abrem portas bastante rígidas, no complexo e seleto mundo do vinho. O impacto no enoturismo foi imediato, com muita gente na feira demonstrando interesse em visitar a Chapada Diamantina”, comemora Jairo Vaz, proprietário da vinícola Vaz.
As premiações fortalecem o posicionamento da Bahia como um destino completo e competitivo, onde excelência e autenticidade caminham juntas na oferta turística.