Festival ‘Comida do Lugar’ movimenta Recôncavo baiano com gastronomia, cultura e tradição

Festival ‘Comida do Lugar’ movimenta Recôncavo baiano com gastronomia, cultura e tradição

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Marcelo Maia

Publicado em 12/05/2025 às 12:01 / Leia em 3 minutos

Entre os dias 16 e 18 de maio, a charmosa cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, terra natal do poeta Castro Alves, será palco do “Festival Comida do Lugar”. A proposta é valorizar a cultura regional e impulsionar o turismo local por meio da gastronomia.

O evento integra a programação da Semana de Museus e acontece em parceria com o Instituto Preservar e o Parque Histórico Castro Alves (foto), equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). A realização conta com o apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu. “O festival chega para ressaltar a importância da agricultura familiar e a riqueza cultural desse território banhado pelo rio Paraguaçu”, destaca Mario Lima, presidente do Instituto Preservar.

A programação tem como destaque a culinária nordestina, com aulas-show comandadas pelo chef mirim Miguel Souza, uma experiência gastronômica batizada de “comida museal” apresentada por Gilvana Dias e Diogeniza D’Oliva, coordenadora do Parque Histórico, além de uma aula dedicada à sobremesa. Entre os pratos, nomes curiosos como caldo de quenga, tortalet doce e beiju museal prometem atrair a atenção do público.

Totalmente gratuito, o festival também inclui palestras, apresentações culturais e atividades artísticas. No sábado (17), o público poderá curtir o tradicional Grito de Forró com a banda Novo Xote, além de performances do grupo As Luluzinhas e do dançarino Vinny Medeiros. No domingo (18), o encerramento será ao som do Samba de Roda das Pedrinhas e do show da cantora Priscila Sales.

A abertura oficial acontece na sexta-feira (16), às 20h, no Los Primos Petiscaria. As atividades de sábado e domingo serão realizadas no auditório do Parque Histórico Castro Alves. “Projetos como o Festival Comida do Lugar promovem vivências para a comunidade da região, valorizam o patrimônio intangível e ajudam a dinamizar o espaço do museu e da área verde do parque”, ressalta a diretora do parque, Diogeniza D’Oliva.

Cabaceiras do Paraguaçu está localizada a 142 km de Salvador.

Programação:

Sexta-feira (16):
Los Primos Petiscaria
20h – Abertura especial do festival

Sábado (17):
Auditório do Parque Histórico Castro Alves
16h – Aula-show infantil com Miguel Souza
17h – Apresentação do Samba Mirim Raízes do Paraguaçu
18h – Aula-show pitoresca (Oxente Bar)
19h – Grito de Forró: Banda Novo Xote, performance do grupo As Luluzinhas e dança junina com Vinny Medeiros

Domingo (18):
Auditório do Parque
14h – Comida Museal com Niza D’Oliva e Gilvana Dias
15h – Aula-show de sobremesa
16h – Apresentação do Samba de Roda das Pedrinhas
17h – Show com Priscila Sales

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia