No dia 30 de maio, às 17h, o Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, será palco de uma homenagem à trajetória de D. Luigi Maria Verzé, fundador do Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária.
O evento marca o lançamento de sua biografia e a abertura da exposição “Biografias Transfiguradas”, que segue em cartaz até 20 de junho.
Referência na defesa de uma medicina centrada no ser humano, D. Luigi consolidou sua atuação na Bahia a partir de 1980, com a inauguração do Laboratório de Patologia Clínica e Toxicologia. Em 1990, fundou o Hospital São Rafael, ampliando o acesso à saúde e investindo na formação de profissionais.
Sua obra se estende até os dias atuais, com centros como o Ambulatório Social Luigi Verzé, criado em 2021, que já realizou mais de 20 mil atendimentos gratuitos.
Além da assistência, o Monte Tabor também se destaca na educação. O Centro de Educação Profissional Ludovica já capacitou mais de 700 pessoas apenas no último ano.
“Muitos alunos estavam fora do mercado de trabalho e conseguiram se recolocar com os cursos gratuitos que oferecemos”, afirma Laura Ziller, presidente da instituição.
Como parte das homenagens, também será lançada a exposição “Biografias Transfiguradas”, que apresenta, de forma sensível e inspiradora, a trajetória de D. Luigi, entrelaçada com a obra artística do médico e artista Trípoli Gaudenzi — uma celebração da arte, da medicina e da espiritualidade como caminhos de transformação humana. A exposição ficará aberta até dia 20/06.