Neste mês de maio, a cena teatral nova-iorquina será palco de um marco para o teatro brasileiro e latino-americano: a primeira montagem, em inglês, da obra “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues. O espetáculo será apresentado no circuito off-Broadway, no Playhouse 46, em Hell’s Kitchen, de 16 a 18 de maio, com destaque para a atriz baiana Fabiana Mattedi, que interpreta a mãe da protagonista Alaíde.
Radicada em Nova York desde 2017, Fabiana traz na bagagem uma relação profunda com o universo rodriguiano. Ainda em Salvador, participou de montagens de “Senhora dos Afogados” e “Perdoa-me por me Traíres”. Agora, ela assume um papel de destaque na peça que revolucionou o teatro moderno brasileiro. “Vejo a obra de Nelson Rodrigues como um bom vinho: com o tempo, fica melhor”, afirma a atriz.
Além de brilhar no palco com “Vestido de Noiva”, Fabiana também desenvolve seu projeto solo, “Notas Sobre Colágeno”, que trata de temas como identidade, envelhecimento e autoestima. “Nasceu de uma conversa que ouvi no metrô, quando duas meninas estavam ‘reclamando’ porque estavam ficando ‘velhas’. Com 22 anos de idade. Ironicamente, o etarismo demorou para amadurecer como tema na nossa sociedade e deve ser falado, atuado, escrito, panfletado”, conta.
Sobre a peça
Escrita em 1943, “Vestido de Noiva” é considerada uma das peças mais importantes da dramaturgia brasileira. A história acompanha Alaíde, uma jovem à beira da morte, que transita entre memórias, alucinações e realidade, numa estrutura não linear que desvela traumas familiares e conflitos psicológicos. A peça é conhecida por seu simbolismo, profundidade emocional e por romper com o realismo tradicional da época.
A montagem em Nova York é fruto de uma colaboração internacional liderada pela diretora Julia Burnier e pelas produtoras Catarina Aranha e Beatriz Silva. O elenco reúne artistas brasileiros e internacionais, como Ana Moioli, Daniel Mazzarolo, Debora Balardini, Ma Troggian e a própria Fabiana Mattedi. Com capacidade para 175 pessoas, o teatro Playhouse 46 está localizado a poucos passos da Times Square.
A produção tem apoio da Are We In Love?, e busca ampliar o alcance de “Vestido de Noiva”, promovendo um intercâmbio cultural e apresentando a riqueza do teatro brasileiro a novos públicos.