O turismo de luxo segue em rota de crescimento ao redor do mundo. Segundo dados do mercado, as vendas do segmento aumentaram 25% em 2024, o que representa um incremento acumulado de 239%, em relação ao período pré-pandemia. No Brasil, os viajantes que se encaixam nesse perfil têm renda mensal média entre R$ 30 mil e R$ 50 mil e costumam fazer até cinco viagens nacionais e três internacionais, por ano.
Para ampliar a participação do estado no mercado de luxo, a Secretaria de Turismo da Bahia esteve presente na ILTM Latin America, maior feira do segmento da região. Realizado na última semana, em São Paulo, o evento reuniu 470 expositores, representando 56 países, e contou com 24 mil reuniões de negócios pré-agendadas.
A Setur-BA apresentou, na ocasião, o potencial da Bahia para receber os visitantes que buscam experiências luxuosas, com destaque para a rede hoteleira que reúne grandes bandeiras internacionais, como Fasano, Iberostar, Vila Galé, Grand Palladium e Accor, e cruzeiros marítimos que oferecem sofisticação. As premiações de equipamentos baianos dos segmentos gastronômico e de hospedagem também integraram a ação promocional, além de receptivo qualificado e conectividade aérea com todas as regiões do Brasil, Europa – Lisboa, Madri e Paris, e América do Sul – Buenos Aires, Montevidéu e Santiago.
“A Bahia não poderia ficar de fora desse momento em que o turismo de luxo está em expansão, o que significa a injeção de mais recursos nos destinos, refletindo na abertura de novos postos de trabalho. Zonas turísticas baianas oferecem serviços e experiências que despertaram o interesse na feira. Dando continuidade ao trabalho, em junho, o estado vai receber operadores e agentes de viagens franceses, especializados nesse mercado tão cobiçado”, relatou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.