João Carlos Martins é ovacionado em NY ao apresentar último concerto internacional; veja vídeo

João Carlos Martins é ovacionado em NY ao apresentar último concerto internacional; veja vídeo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 10/05/2025 às 14:44 / Leia em 2 minutos

O renomado maestro e pianista João Carlos Martins realizou nesta sexta-feira (9) seu show de despedida das turnês internacionais em Nova York, Estados Unidos. O evento marca o encerramento de uma notável carreira global e o início de uma nova fase dedicada à educação musical no Brasil.

Aos 84 anos, Martins escolheu o prestigioso Carnegie Hall como palco para sua 30ª e última apresentação na cidade. “É uma despedida que faz parte da vida. Quando você vai chegando aos 85 anos, aos poucos você vai passando o bastão para aqueles mais jovens que realmente vão representar o nosso país”, afirmou o maestro.

O concerto intitulado “Music Always Wins” (Música Sempre Vence) foi emocionante, com o Carnegie Hall completamente lotado para a ocasião. Martins dirigiu uma orquestra americana na primeira parte do espetáculo e, na segunda, tocou piano solo, adaptando as peças às suas limitações físicas atuais.

“Ontem à noite no Carnegie Hall. E lá se foi meu último concerto em Nova York. Obrigado pela torcida”, agradeceu o maestro, que estreou no mesmo palco aos 21 anos, em 1962. Ao finalizar o espetáculo, o músico foi aplaudido de pé. Em entrevista ao Estadão, João Carlos falou sobre a apresentação. “ É mais fácil tocar em Nova York do que aqui; lá ninguém torce contra”.

 

Nova missão: educação musical no Brasil

Apesar de encerrar sua carreira internacional, João Carlos Martins não pretende se afastar completamente dos palcos. No Brasil, ele continuará como diretor da Bachiana Filarmônica do SESI São Paulo e deve reger alguns concertos.

O maestro agora abraça um novo desafio: levar a música clássica para crianças e jovens carentes no Brasil. Inspirado pelo legado do compositor Heitor Villa-Lobos, Martins pretende utilizar a música como instrumento educador.

“A única forma de você retribuir esse carinho que eu tenho aqui no meu país é retribuir através da experiência que você ganhou em toda a sua vida na música”, declarou o maestro, expressando seu compromisso com essa nova missão.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia