Vaticano divulga data da missa de posse do papa Leão XIV; saiba mais

Vaticano divulga data da missa de posse do papa Leão XIV; saiba mais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Vatican Media

Publicado em 09/05/2025 às 13:00 / Leia em 3 minutos

Recém-eleito, o Papa Leão XIV será formalmente empossado ainda neste mês. A cerimônia está marcada para o próximo dia 18, às 10h (horário local, 5h em Brasília), na Praça de São Pedro. A data, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Vaticano, marca o início do pontificado do líder da Igreja Católica, que congrega 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo.

Ainda de acordo com a Santa Sé, neste sábado (10), o papa se reúne com os cardeais. No domingo (11), marcando sua primeira aparição pública após a eleição, estão previstas uma oração e uma saudação a partir da sacada da Basílica de São Pedro.

 

Habemus Papam

Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito o novo papa nesta quinta-feira (8), tornando-se o primeiro pontífice da história oriundo dos Estados Unidos, e também o primeiro vindo de uma nação de maioria protestante. Natural de Chicago, construiu sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru, onde viveu durante os anos 1980 e 1990, enfrentando até o regime autoritário de Alberto Fujimori. 

Antes da eleição, Prevost ocupava duas das posições mais estratégicas do Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — responsável pela nomeação de líderes ao redor do mundo — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. De perfil discreto, é considerado um reformista alinhado à agenda de Francisco, com forte formação teológica e domínio do direito canônico.

Em sua primeira homilia como papa, nesta sexta-feira (9), Leão XIV pediu que a Igreja Católica atue como um “farol que ilumina as noites do mundo” e alertou para o declínio da fé diante da valorização excessiva de dinheiro, sucesso, poder e prazer.  Na mensagem, o novo pontífice, que sucede o papa Francisco, lamentou a perda de espaço da fé cristã em uma sociedade que, segundo ele, prefere confiar em garantias materiais.

“Ainda hoje, não faltam contextos em que a fé cristã é considerada coisa de gente fraca e ignorante”, disse. Ele também criticou a visão que reduz Jesus a um mero “líder carismático ou super-homem”, destacando que até mesmo muitos batizados vivem, na prática, como ateus.

Leão XIV defendeu ainda que a grandeza da Igreja deve ser reconhecida pela santidade de seus fiéis e não pela imponência de seus templos. “Deus me confiou este tesouro para que eu possa ser seu administrador fiel. Que a Igreja seja cada vez mais uma arca de salvação e uma cidade sobre o monte”, afirmou. O papa também prestou homenagem a São Pedro e pediu sua bênção para o início de seu pontificado.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia