Papa Leão XIV faz apelo por fé sólida em 1ª missa como pontífice e critica culto ao poder e prazer

Papa Leão XIV faz apelo por fé sólida em 1ª missa como pontífice e critica culto ao poder e prazer

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Reprodução

Publicado em 09/05/2025 às 08:51 / Leia em 2 minutos

Em sua primeira homilia como papa, Leão XIV pediu que a Igreja Católica atue como um “farol que ilumina as noites do mundo” e alertou para o declínio da fé diante da valorização excessiva de dinheiro, sucesso, poder e prazer. A missa, celebrada na manhã desta sexta-feira (9) na Capela Sistina, foi dedicada aos cardeais.

Na mensagem, o novo pontífice, que sucede o papa Francisco, lamentou a perda de espaço da fé cristã em uma sociedade que, segundo ele, prefere confiar em garantias materiais.

“Ainda hoje, não faltam contextos em que a fé cristã é considerada coisa de gente fraca e ignorante”, disse. Ele também criticou a visão que reduz Jesus a um mero “líder carismático ou super-homem”, destacando que até mesmo muitos batizados vivem, na prática, como ateus.

Leão XIV defendeu que a grandeza da Igreja deve ser reconhecida pela santidade de seus fiéis e não pela imponência de seus templos.

“Deus me confiou este tesouro para que eu possa ser seu administrador fiel. Que a Igreja seja cada vez mais uma arca de salvação e uma cidade sobre o monte”, afirmou. O papa também prestou homenagem a São Pedro e pediu sua bênção para o início de seu pontificado.

No próximo domingo (11), às 7h (horário de Brasília), o novo papa fará sua primeira aparição pública para a oração do Regina Coeli, da sacada central da Basílica de São Pedro.

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito papa na quinta-feira (8) e adotou o nome Leão XIV. Aos 69 anos, é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos, tendo também cidadania peruana.

Ele pertence à ordem dos agostinianos e é considerado próximo das ideias de Francisco. Em seu discurso inaugural, falou em espanhol à população de Chiclayo, no Peru, onde foi bispo a partir de 2015: “Um povo fiel acompanhou seu bispo e deu muito para continuar sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia