Pela primeira vez na história, cada uma das 16 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa terá seu próprio pôster oficial. E entre os artistas selecionados está um brasileiro: o maranhense Rubem Robierb, radicado nos Estados Unidos há mais de uma década, é o autor do cartaz que representa a cidade de Miami.
A arte criada por Robierb traz um flamingo em posição de chute, calçando chuteiras, sobre uma bola de futebol composta por hexágonos que representam pontos icônicos de Miami, como South Beach, Little Havana e o skyline da cidade. O pôster foi selecionado entre propostas de nove artistas residentes em Miami. Segundo a Fifa, o trabalho do brasileiro é “uma carta de amor a Miami – onde o futebol encontra os flamingos e as paisagens urbanas se misturam aos sonhos do futebol”.

Foto: Divulgação/ Comitê Anfitrião da Copa do Mundo FIFA 26 em Miami
Robierb, que iniciou sua carreira como fotógrafo no Brasil antes de se mudar para os EUA e se consolidar como artista visual, celebrou a escolha: “A cidade que escolhi para viver me acolheu como cidadão e como artista. Estou muito honrado por mais esse reconhecimento que Miami dá ao meu trabalho. Agradeço imensamente à Fifa por essa oportunidade incrível”.
Além do artista brasileiro, outros nomes foram escolhidos para assinar os pôsteres das demais cidades-sede nos EUA, Canadá e México. Entre eles estão o equatoriano Jose Hadathy (Atlanta), o polonês-ucraniano Jamin Zuroski (Vancouver), o japonês Shogo Ota (Seattle) e o canadense Dave Murray (Toronto), além de diversos norte-americanos e mexicanos.
A edição de 2026 da Copa do Mundo será a primeira com 48 seleções participantes e acontecerá em três países: Estados Unidos, México e Canadá. Miami está entre as cidades que receberão jogos do torneio.