Chefs renomados de três dos principais restaurantes de Salvador (Origem, Manga e Amado) estarão reunidos no próximo 22 de maio para ajudar um dos mais importantes hospitais do Norte e Nordeste: o Martagão Gesteira. Eles estarão à frente do menu do VI Jantar do Bem, que será realizado na Pupileira, em Nazaré, com show acústico da Banda Mel.
O menu da noite será de quatro etapas e levará a assinatura dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem, Dante e Kate Bassi, do Manga, e Edinho Engel, do Amado. Todos eles figuram na lista de melhores restaurantes do país, feita pela Exame e divulgada este ano.
“É um prazer utilizar o meu ofício em prol da solidariedade para que crianças e adolescentes possam ter ainda mais acesso à saúde de qualidade”, destaca o chef Edinho Engel. Para o evento, ele escolheu o pato como principal ingrediente. “Na minha observação do gosto baiano, as pessoas adoram o pato. Quis fazer um prato que as pessoas gostem. Quero que elas tenham prazer ajudando o outro. E o jeito do pato será o meu, meio mineiro de fazer”, acrescenta.
O chef Fabrício Lemos, cujo restaurante Origem foi eleito o melhor do país na lista da Exame, conta que a inspiração para o prato que vai preparar é a mesma que faz na casa que chefia. “A inspiração do menu é aquilo que já fazemos no Origem que é o fortalecimento da cadeia produtiva. O peixe que usaremos vem da Baía de Todos os Santos em parceria com a Aliança Kirimurê e o Instituto Orí, que vem das colônias de pesca locais. E a receita em si traz inspirações daquilo que gosto de cozinhar, que é uma culinária de fusão”, detalha.
Para a ocasião, o chef Dante Bassi escolheu um prato que tem relação com a própria história do Manga. “É um prato que envolve uma preparação que usamos muito no Manga desde a abertura: a costela no bafo. E, para acompanhar, dois coadjuvantes que amo da cozinha brasileira: uma farofa de cebola bem aromática e um purê de banana da terra tostada”, destaca.
A sobremesa será uma junção de duas das maiores chefs atuantes na Bahia. “Criei essa sobremesa especificamente para o Jantar. Procurei algo que seja afetivo, com contexto de conforto, porque ela vai quente para a mesa. E vai combinar com a de Kafe. Pensamos em algo que possa ir junto. Será um crumble de castanhas brasileiras e canela, com frutas vermelhas, geleia de banana e um creme inglês de canela”, adianta a chef Lisiane Arouca.
“Escolhi um picolé que combine com a sobremesa de Lisiane. A dela vai ser de forno. Então, o sorvete vai combinar muito bem. Vai ter uma combinação que gosto muito: baunilha, creme de leite, goiaba e framboesa”, acrescenta a chef Kafe Bassi.
“O Jantar será uma mega operação para 600 pessoas, mas temos certeza de que será uma noite linda, solidária, que vai ajudar o Martagão Gesteira, um patrimônio dos baianos que garante saúde de qualidade a milhares de crianças e adolescentes do estado. Será imperdível”, destaca a diretora de captação de recursos do hospital, Lareyne Almeida.
Confira menu completo abaixo:
Entrada
Baianidade Nagô — Peixe marinado, aji + coco, crispy de arroz negro, abacate.
Principal 1
Crença e fé — Galinhada mineira de pato.
Principal 2
E lá vou eu — Costela de boi no bafo, purê de banana da terra e farofa.
Opção Vegana
Asas do Prazer — Caju + batata doce + Aji com coco + chips de mandioquinha.
Sobremesa
Prefixo de Verão – Frangipane com amêndoas, crumble de frutas vermelhas e banana com creme inglês de canela + Picolé de creme, baunilha e frutas vermelhas.