A Câmara Municipal de Salvador concedeu, nesta quinta-feira (8), a Comenda Maria Quitéria à juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho, em sessão solene realizada no auditório do Centro de Cultura do Legislativo da capital baiana. A magistrada, atualmente assessora especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), foi homenageada por iniciativa do ex-vereador e atual vice-governador Geraldo Júnior, autor do Projeto de Resolução nº 2.861/2019. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB).
Segundo Muniz, “é uma enorme honra esta Casa Legislativa celebrar uma das mais importantes e simbólicas homenagens do nosso município: a Comenda Maria Quitéria. E esta honraria tem como destinatária uma mulher de coragem, sabedoria e profundo compromisso com a justiça”.
O presidente destacou ainda que a Comenda Maria Quitéria representa mais que uma comenda: é um reconhecimento à bravura, à dedicação e ao legado de mulheres que, à semelhança da heroína baiana, transformam a sociedade com sua atuação firme e sensível. “E ninguém melhor representa esse espírito do que a homenageada desta tarde”, afirmou.
O vice-governador Geraldo Júnior ressaltou que a Comenda Maria Quitéria é uma das mais relevantes honrarias concedidas em Salvador e em todo o Estado da Bahia. “São agraciadas com essa comenda mulheres com relevantes serviços prestados à Bahia e a Salvador. A Dra. Rita de Cássia reúne todas essas condições”, declarou. Ele lembrou que foi autor do projeto de resolução quando presidia a Câmara e que a proposição foi aprovada por unanimidade. “Hoje, a homenageada é consagrada com a Comenda Maria Quitéria”, completou, frisando que também representava o governador Jerônimo Rodrigues.
Em seu discurso, a juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho afirmou: “Esta é uma comenda de grande galhardia. Sinto-me feliz, especialmente por estar recebendo essa honraria na presença de diversos colegas do Poder Judiciário e amigos da política. É uma grande honra receber a Comenda Maria Quitéria”.
Também compuseram a mesa da solenidade a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; a desembargadora Viviane Leite, representando o presidente do TRT-5, desembargador Jeferson Muricy; e Fabrício Patury, chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia, representando o procurador-geral Pedro Maia Marques.