O São João da Bahia deve registrar um crescimento de 25% no número de visitantes este ano, superando os 1,7 milhão de participantes de 2024. A estimativa foi apresentada nessa quarta-feira (7), durante o lançamento oficial da festa, promovido pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em São Paulo. A ação faz parte de um roadshow que também vai passar por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal.
Com mais de R$ 15 milhões investidos na edição de 2025, a Setur-BA aposta no apelo nacional e internacional do São João para atrair turistas ao longo de mais de 15 dias de festa. Ao todo, os festejos ocorrem em 417 municípios do estado e movimentam diversos setores da economia.
“É um Carnaval pulverizado, com celebrações em todo o território baiano, inclusive em destinos pouco conhecidos”, destacou Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Setur-BA.
Segundo ele, a estrutura de transporte também favorece essa mobilidade. A Bahia conta hoje com 16 aeroportos e ampla conectividade aérea, incluindo voos diretos de cidades da América do Sul e da Europa.
Desde 2023, Salvador passou a contar com ligações diretas da Air France com Paris e da Sky com Santiago e Montevidéu. Houve ainda reforço nas rotas operadas pela Aerolíneas Argentinas, Gol e Air Europa, além de voos diários de Lisboa pela TAP.
O governo estadual tem intensificado ações promocionais fora do país e incentivado o mercado nacional a vender pacotes combinando os festejos juninos com outros atrativos locais, como o birdwatching. Segundo Gramacho, o investimento atual em promoção turística por semestre já equivale ao que era aplicado em um ano e meio antes da pandemia.
Leia também:
Já é São João! Alô Alô Bahia promove festa junina com grandes marcas e personalidades em Salvador