O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito papa nesta quarta-feira (8) e adotou o nome de Leão XIV. Aos 69 anos, ele se torna o papa mais jovem a comandar da Igreja Católica nos últimos 35 anos.
Para efeito de comparação, João Paulo II foi eleito com apenas 58 anos em 1978, permanecendo no papado até sua morte, em 2005, aos 84. Já seus sucessores, Bento XVI e Francisco, tinham 76 anos quando foram escolhidos.
Portando, a última vez que a igreja teve um sacerdote tão jovem foi em 1990, quando João Paulo II tinha 70 anos.
Renovação
A eleição de Leão XIV acontece em um momento em que setores da Igreja Católica pedem renovação e novos ares. E se depender do pontífice, esse momento pode está próximo.
Reformista e discreto, o novo papa é visto como alguém capaz de dar continuidade à agenda de modernização iniciada por Francisco, com quem mantinha alinhamento direto.
Figura ativa nas redes sociais, Leão XIV é conhecido por sua postura crítica em relação ao governo do atual presidente norte-americano, Donald Trump. Ao longo dos últimos anos, ele não poupou palavras ao comentar medidas adotadas pela gestão, sobretudo na área da imigração.