O padre Fábio de Melo falou, nesta quarta-feira (8), sobre o agravamento do seu quadro de depressão e o impacto emocional da morte de sua mãe, ocorrida em 2021. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo.
Emocionado, o sacerdote relatou que a dor da perda provocou sentimentos inéditos e contribuiu para o agravamento de sua saúde mental. “Tenho uma sensação de que existem dores que são inéditas. Por mais que você tenha sofrido, muitas dimensões da dor você nunca viveu. Eu nunca tinha enfrentado um mundo sem ela”, disse.
A mãe do padre morreu em decorrência da Covid-19, durante a pandemia. Ele contou que a última conversa entre os dois aconteceu por chamada de vídeo, em que precisou acalmá-la durante uma crise de falta de ar.
Durante a conversa com Ana Maria Braga, o padre afirmou que não consegue identificar exatamente o que causou a piora do seu estado, mas acredita que a perda da mãe teve papel central. “Não sei dizer [a causa principal], mas acho que a morte da minha mãe estava lá por trás”, afirmou.
Atualmente, Fábio de Melo diz estar focado no tratamento medicamentoso e evita a terapia tradicional. “Tenho dificuldade com a terapia falada. Não sei se me investiguei demais ao longo da vida, mas tenho a sensação de que não estou mais procurando respostas”, explicou.