Salvador foi a cidade brasileira com o maior volume de chuva nesta terça-feira (6). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, foram 66 milímetros identificados na estação meteorológica de Ondina.
A Defesa Civil de Salvador informou, na manhã desta quarta (7), que os bairros onde mais choveu na capital baiana foram Federação (61,8 mm), Ondina (61,2 mm), Barris (54,6 mm), Barra (48 mm), Rio Vermelho (44,6 mm) e Brotas (43,6 mm). A atualização foi feita às 6h. A segunda cidade onde mais choveu na Bahia foi Cruz das Almas, com 55,2 mm.
Após dias de temporal, volume de chuva começa a diminuir em Salvador
De acordo com o boletim mais recente do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal, referente às últimas 6 horas, o volume de chuvas tem diminuído em Salvador, quando comparado aos acumulados anteriores (12h, 24h, 48h e 72h). No período mais recente, os maiores volumes ficaram entre 4,6 mm e 6,8 mm, registrados em bairros como Paripe (6,8 mm), Fazenda Coutos (6,6 mm), Mirante de Periperi (6,2 mm) e Nova Constituinte (6,0 mm), números significativamente menores que os registrados, por exemplo, nas últimas 24h.
A Defesa Civil segue em estado de atenção, acompanhando os impactos da chuva, que já causou pontos de alagamento, deslizamentos de terra e transtornos no trânsito em diversos bairros da capital baiana. A população é orientada a redobrar os cuidados, especialmente em áreas de risco, mesmo com volumes menores de chuva, já que o solo ainda está encharcado.
A Codesal reforça que os cidadãos devem acionar os serviços de emergência pelo telefone 199 em caso de necessidade.