Na manhã desta quarta-feira (7), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram uma operação conjunta com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas. O grupo utilizava voos comerciais para enviar substâncias ilícitas a países europeus. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Salvador e em outras quatro cidades brasileiras.
A ação mobiliza cerca de 100 agentes para o cumprimento de 21 mandados em Salvador, Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São Paulo e Campinas (SP). Na capital baiana, o edifício de alto padrão Top Hill, localizado no Horto Florestal, foi um dos alvos da operação. Batizada de Tropeiros 2, a ofensiva é um desdobramento das investigações iniciadas em novembro de 2022, na primeira fase da operação.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso atuava na remessa de drogas, principalmente cocaína, por meio de pessoas aliciadas para o transporte, conhecidas como “mulas”. As apurações apontam ainda o envolvimento de empresários, doleiros, um advogado e um gerente de instituição financeira no esquema.
A investigação teve início após a prisão de uma jovem carioca que tentava embarcar com 3,2 quilos de cocaína escondidos no fundo de sua mala, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), com destino à cidade de Horta, em Portugal.
Os investigados poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.