Frederico Siqueira Filho toma posse como novo ministro das Comunicações

Frederico Siqueira Filho toma posse como novo ministro das Comunicações

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 07/05/2025 às 18:49 / Leia em 2 minutos

O engenheiro Frederico Siqueira Filho assumiu oficialmente nesta quarta-feira (7) o comando do Ministério das Comunicações, em cerimônia realizada em Brasília. Indicado pelo União Brasil, partido da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Siqueira sucede Juscelino Filho, que deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas parlamentares.

Siqueira presidia a Telebras desde 2023, durante a atual gestão petista. Em seu primeiro discurso como ministro, elogiou o trabalho do antecessor. “Juscelino foi um grande ministro, do qual agradeço o apoio. Terei um grande desafio em suceder”, declarou.

Ao abordar os próximos passos à frente da pasta, Siqueira reforçou que seu foco será dar continuidade às políticas públicas em andamento e buscar soluções técnicas para ampliar a conectividade no país. “Temos prioridades como as escolas conectadas, o Norte Conectado, fazer as entregas que o presidente Lula espera, sempre olhando para o interesse público”, afirmou. O novo ministro adiantou que, por ora, não pretende promover mudanças nas equipes da pasta.

A cerimônia de posse foi acompanhada por diversas autoridades, incluindo a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, não compareceu por motivos de saúde.

Presente na solenidade, o ex-ministro Juscelino Filho discursou ao lado do sucessor e destacou os avanços durante sua gestão. “Posso dizer com tranquilidade: nós cumprimos a nossa missão. Nossa gestão foi, acima de tudo, sobre inclusão digital e transformar a vida das pessoas, que chega na ponta do Brasil real”, disse, mencionando o aumento de rádios comunitárias e a implantação da TV 3.0 — cujo decreto, segundo ele, já está pronto para ser assinado por Siqueira e pelo presidente Lula.

A nomeação de Siqueira ocorreu após o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) recusar o convite feito pelo governo no fim de abril.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia