O documentário “Para Vigo me voy!”, em homenagem ao cineasta Cacá Diegues, será exibido no Festival de Cannes, que acontece entre os dias 13 e 24 de maio. A obra dirigida por Lírio Ferreira e Karen Harley fará parte da programação da mostra Cannes Classics e irá concorrer ao prêmio Olho de Ouro.
A produção reúne trechos de filmes do cineasta, além de entrevistas dadas por ele ao longo de 60 anos. O público pode conferir também imagens das filmagens de seu último trabalho, o ainda inédito “Deus ainda é brasileiro”, continuação de sucesso de 2003, que tem estreia prevista ainda para este ano.
“O filme é uma grande aula de cinema brasileiro. São mais de 60 anos de cinema, atravessando a história do País, desde o Brasil Colônia. E não é apenas sobre Cacá. São muitos artistas que marcaram época. Para citar alguns, Antonio Pitanga, Jeanne Moreau, Zezé Motta, Marília Pêra, Sonia Braga, Antonio Fagundes, Wagner Moura e Jesuíta Barbosa; Moacir Santos, Chico Buarque, Jorge Benjor, Caetano e Gil.”, afirma o produtor Diogo Dahl.
Com uma consagrada trajetória, Cacá Diegues já teve obras exibidas em Cannes. A primeira foi Bye Bye Brasil, em 1980, depois Quilombo, em 1984, e por fim, Um trem para as estrelas, em 1987. Ele participou ainda três vezes da Quinzena dos Realizadores, com Os Herdeiros (1969), Joanna Francesa (1973), e Chuvas de Verão (1978).