Clarinetista da Orquestra Sinfônica da UFBA entra para seleto grupo de artistas de prestigiada marca

Clarinetista da Orquestra Sinfônica da UFBA entra para seleto grupo de artistas de prestigiada marca

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 07/05/2025 às 09:04 / Leia em 2 minutos

Hudson Ribeiro, clarinetista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA) e doutorando em Música pela Escola de Música da mesma universidade (EMUS/UFBA), acaba de conquistar um feito não muito comum: foi convidado a integrar o time de artistas da Vandoren Paris, uma das mais prestigiadas marcas do mundo na fabricação de acessórios para instrumentos de sopro.

Com o convite, Hudson se junta a um grupo extremamente seleto, sendo um dos 10 músicos brasileiros atualmente endossados oficialmente pela marca fundada na França em 1905 como uma empresa familiar.

Hoje, a Vandoren é referência mundial em boquilhas, abraçadeiras e palhetas para clarinetes, saxofones, oboés e fagotes. A marca exporta seus produtos para mais de 100 países e mantém um programa de endossos que valoriza não apenas a excelência técnica, mas também o engajamento e a relevância artística de seus músicos.

Excelência, aliás, é o que marca toda a trajetória de Hudson Ribeiro. Natural de Timbaúba (PE), ele iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade e seguiu uma formação sólida que inclui bacharelado em Clarinete pela Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha), sob orientação do aclamado Wolfgang Meyer, e mestrado em Música de Câmara pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ao longo da carreira, Hudson foi solista de importantes orquestras, como a da Hochschule für Musik Karlsruhe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica da UFBA, além de vencer diversos concursos nacionais. Ele também tem participação constante em festivais dentro e fora do Brasil, onde atua como professor convidado.

O convite da Vandoren chegou no ano passado, coroando um reconhecimento que já vinha sendo construído. “A Vandoren busca não apenas um excelente músico, mas, sim, o profissional engajado, que promove a Clarineta no mundo. Qualquer instrumentista de sopro, em qualquer parte do mundo, sabe o que isso representa. É a maior referência que temos”, afirma Hudson, que já teve seu trabalho reconhecido por outras duas grandes empresas do setor.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia