Após dias de temporal, volume de chuva começa a diminuir em Salvador

Após dias de temporal, volume de chuva começa a diminuir em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Antonio Dilson Neto/Alô Alô Bahia

Publicado em 07/05/2025 às 07:05 / Leia em 2 minutos

Salvador enfrenta uma sequência de dias com chuvas intensas, que vêm provocando grandes acumulados de água em diversos pontos da cidade. De acordo com o boletim mais recente do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil – Codesal, divulgado na manhã desta quarta-feira (7), algumas localidades já superaram os 200 mm de chuva acumulada nas últimas 96 horas.

O bairro do Barro Duro ainda lidera o ranking de precipitação com 205,6 mm acumulados em quatro dias, seguido por Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 178,2 mm, e Coutos, com 162,5 mm. No acumulado do mês, Barro Duro também aparece no topo, com 394 mm, bem acima da média histórica de maio, que é de 302,2 mm, segundo a Codesal.

Outros bairros como Ondina, Brotas, Engomadeira e o Nordeste de Amaralina também registraram altos volumes de chuva, muitos ultrapassando os 100 mm em menos de três dias. Em apenas 24 horas, por exemplo, a região de Federação recebeu 61,8 mm de chuva, enquanto Ondina acumulou 61,2 mm.

Com base nos dados do último boletim, referente às últimas 6 horas, o volume de chuvas tem diminuído em Salvador, quando comparado aos acumulados anteriores (12h, 24h, 48h e 72h). No período mais recente, os maiores volumes ficaram entre 4,6 mm e 6,8 mm, registrados em bairros como Paripe (6,8 mm), Fazenda Coutos (6,6 mm), Mirante de Periperi (6,2 mm) e Nova Constituinte (6,0 mm), números significativamente menores que os registrados, por exemplo, nas últimas 24h.

A Defesa Civil segue em estado de atenção, acompanhando os impactos da chuva, que já causou pontos de alagamento, deslizamentos de terra e transtornos no trânsito em diversos bairros da capital baiana. A população é orientada a redobrar os cuidados, especialmente em áreas de risco, mesmo com volumes menores de chuva, já que o solo ainda está encharcado.

A Codesal reforça que os cidadãos devem acionar os serviços de emergência pelo telefone 199 em caso de necessidade.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia