Daniela Mercury defende valorização da arte brasileira após show de Lady Gaga: ‘Fazemos espetáculos tão grandiosos quanto os deles’

Daniela Mercury defende valorização da arte brasileira após show de Lady Gaga: ‘Fazemos espetáculos tão grandiosos quanto os deles’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Célia Santos

Publicado em 06/05/2025 às 08:33 / Leia em 3 minutos

Após o show de Lady Gaga no último sábado (3), Daniela Mercury se manifestou nas redes sociais com um discurso contundente sobre o papel da cultura na valorização do Brasil. Admirada com a magnitude do evento, que atraiu mais de 2 milhões de pessoas para as areias de Copacabana, a cantora aproveitou a ocasião para refletir sobre a importância dos grandes espetáculos internacionais realizados no país e a necessidade de maior investimento e reconhecimento na produção cultural brasileira.

“Assistir a shows grandiosos de artistas norte-americanos, como Madonna e Lady Gaga, no Brasil, é incrível — nos alegra e enriquece cultural e economicamente”, afirmou a baiana. Para Daniela, esses eventos devem servir de exemplo para que a sociedade e os governantes compreendam o valor estratégico das artes. “Fortalecem o turismo, geram empregos, impulsionam serviços e aumentam a arrecadação de impostos municipais e estaduais”, destacou.

A artista fez um paralelo com a potência do Carnaval da Bahia, lembrando seu impacto na economia de Salvador e do estado. Segundo ela, o país deveria investir mais na exportação de sua própria arte, levando grandes artistas brasileiros para os palcos do mundo.

“Há anos invisto por conta própria para levar meu trabalho ao exterior. E se tivéssemos a oportunidade de realizar grandes shows de artistas brasileiros fora do Brasil? E se empresas brasileiras patrocinassem nossas turnês internacionais?”, questionou.

Daniela também cobrou medidas concretas do Congresso Nacional. Para ela, a isenção de impostos sobre a exportação de espetáculos artísticos deveria ser prioridade. “Enquanto centenas de produtos brasileiros usufruem desses incentivos, a cultura não tem acesso a benefícios similares: pagamos altas taxas para exportar nossos shows, sem patrocínios, editais ou leis de incentivo que nos permitam promover a arte brasileira globalmente”, criticou.

Por fim, ela reforçou que a qualidade e a grandiosidade dos espetáculos brasileiros são comparáveis aos maiores shows internacionais, e defendeu maior reconhecimento da produção artística nacional. “Nós, artistas brasileiros, realizamos espetáculos tão grandiosos quanto os de Madonna e Lady Gaga, com públicos tão grandiosos quanto os delas. Por que, então, não há interesse em tornar o Brasil mais relevante e respeitado no mundo por meio de nossa cultura e arte?”, concluiu.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia