O bairro de Barro Duro, em Salvador, registrou em apenas quatro dias mais chuva do que o esperado para todo o mês. Segundo dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal), divulgados na manhã desta terça-feira (6), a estação meteorológica local contabilizou 340 milímetros (mm) de precipitação nas últimas 96 horas, 12% acima da média mensal prevista, que é de 302,2 mm.
Com o alto volume acumulado, a cidade permanece em alerta máximo. Até o momento, seis sirenes foram acionadas em comunidades consideradas de risco: Mamede (Alto da Terezinha), Irmã Dulce (Cajazeiras VII), Creche e Moscou (ambas em Castelo Branco), além de Bosque Real e Olaria (ambas em Sete de Abril). O protocolo é ativado quando o acumulado de chuva ultrapassa 150 mm em um período de 72 horas.
De acordo com o coordenador da Codesal, Sosthenes Macêdo, a previsão de continuidade das chuvas pode levar ao acionamento de novas sirenes ainda hoje. “Outras comunidades estão sob a iminência de acionamento das sirenes devido aos grandes acumulados desta manhã. As equipes da Codesal estão todas em equipe de plantão e em alerta”, afirmou. Ele acrescentou que Salvador registrou ventos de até 64 km/h nas últimas horas.
O acionamento das sirenes segue os protocolos do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) para áreas de risco durante temporais. Equipes da Codesal estão mobilizadas nas regiões afetadas, orientando moradores a deixarem suas residências e se dirigirem a locais seguros previamente estabelecidos, como escolas da rede municipal.
Além de Barro Duro, outros bairros também registraram altos volumes de chuva nas últimas 96 horas: Ilha de Bom Jesus dos Passos (216 mm), Mirante de Periperi (215 mm), Águas Claras (207 mm), Periperi (203 mm) e Valéria (200 mm).
A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) disponibilizou seis escolas municipais para acolher pessoas em situação de risco ou desalojadas: Irmã Dulce (Cajazeiras VI), Esperança de Viver (Castelo Branco), Escola Municipal de Castelo, Afrânio Peixoto (Sete de Abril), Roberto Correia (Sete de Abril) e Santa Terezinha (Mamede).