Dom Sérgio da Rocha, cardeal-arcebispo de Salvador, tem reagido com bom humor às especulações que colocam seu nome entre os favoritos à sucessão do Papa Francisco. Segundo o líder religioso, não há possibilidade dele virar pontífice.
“Isso não tem mais perigo. O pessoal aqui já criou juízo”, brincou Dom Sérgio da Rocha em conversa com o jornal O Globo, destacando o tom bem-humorado. Ele também comentou sobre aparecer nas listas de favoritos a assumir o comando da Igreja: “Eu acho engraçado…”.
Apesar da tentativa de desconversar, Dom Sérgio tem chamado atenção nos bastidores do Vaticano. Tanto que foi convidado a celebrar uma missa na Igreja de Santa Cruz, no bairro Flaminio, da qual é titular em Roma. Ele, no entanto, recusou o convite e preferiu celebrar a Eucaristia no Colégio Pio Brasileiro, em uma cerimônia reservada, longe dos holofotes e da imprensa.
Durante a missa, Dom Sérgio pediu orações para os cardeais reunidos no conclave e para o novo Papa que será escolhido. Ele também lembrou a postura de Francisco, que sempre pedia aos fiéis que rezassem por ele.
Após a celebração de domingo (5), o arcebispo comentou sobre o clima entre os cardeais e comparou com as representações do cinema. “Estamos vivendo um clima muito bom. É bem diferente do que as pessoas veem no filme” afirmou ele ao O Globo, em crítica ao filme “Conclave”, que venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado.