Rica em belezas naturais, com trilhas, grutas e cachoeiras, a Chapada Diamantina é uma região de serras e vales que se formou há milhões de anos. Hoje, o território é reconhecido como um santuário natural que abrange três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
No “Globo Repórter” desta sexta-feira(2), a repórter Camila Marinho percorreu a região e mostrou como a Chapada oferece diversas oportunidades.
A edição especial, que foi ao ar logo após a novela Vale Tudo, mergulhou em uma Chapada Diamantina transformada.
O programa evidenciou como o ecossistema da região, que já foi conhecido por garimpos, agora é uma fonte de novas oportunidades, especialmente para o turismo sustentável e a agricultura. As terras férteis deram origem a plantações de morangos, amoras, frutas vermelhas e vinícolas premiadas, consolidando a área como um polo de produção agrícola de qualidade.

Parte da equipe que trabalhou na produção do Globo Repórter especial da Chapada Diamantina — Foto: Divulgação/TV Bahia
Entre os destaques do especial estavam os mais de 1.600 exemplares nativos de orquídeas preservadas em um orquidário, e a experiência única de voar de balão com uma vista deslumbrante do Morro do Pai Inácio, cartão postal da Chapada.
O programa também levou o telespectador a um passeio pelo Pantanal dos Marimbus, revelou as belezas naturais da Fazenda Pratinha, em Iraquara, e mergulhou nas práticas religiosas de um mosteiro em Mundo Novo, que atrai pessoas em busca de paz e introspecção, longe da agitação urbana.
O Globo Repórter ainda apresentou um olhar atento sobre o trabalho de preservação ambiental na região e o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis que visam a proteção do ecossistema local. Um dos momentos marcantes da reportagem foi a homenagem à sempre-viva, flor típica da Chapada Diamantina, um símbolo da resistência e da beleza da região.
“Eu amo mostrar o que a Bahia tem de bom e o que ela pode oferecer, seja para o turista ou para quem quer empreender. Esse programa é o retrato de uma nova Chapada, que abre caminhos para quem deseja prosperar na região ou simplesmente desbravar. Estivemos na região por quase 20 dias e encontrei um lugar promissor, rico e bem preservado”, disse Camila Marinho.
A produção contou com a direção de Gisele Machado, e o apoio da equipe formada por Patrícia Trigueiros, Lílian Marques, Lélio Monteiro e Piero Caputo. Com uma abordagem jornalística envolvente, o Globo Repórter celebrou o legado e as novas possibilidades da Chapada Diamantina, um lugar que é, ao mesmo tempo, um patrimônio natural e cultural.