Anvisa volta a proibir venda de creme dental da Colgate; entenda

Anvisa volta a proibir venda de creme dental da Colgate; entenda

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Divulgação/Procon

Publicado em 01/05/2025 às 18:30 / Leia em 2 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novamente a suspensão da comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint no Brasil. A medida, inicialmente tomada em março, havia sido revertida após recurso apresentado pela fabricante, mas voltou a valer após a própria Colgate-Palmolive retirar o pedido de revisão.

Segundo a Anvisa, a interdição cautelar foi motivada por ao menos oito queixas formais, que relataram 13 efeitos adversos diferentes associados ao uso do produto. Entre os sintomas estão queimação, inchaço, dor na gengiva, dificuldade para movimentar a língua e surgimento de aftas.

A primeira suspensão ocorreu em 27 de março, mas foi revertida no mesmo dia após recurso da empresa. Com a retirada desse recurso agora em abril, a proibição volta a vigorar até nova deliberação da agência.

Em nota, a Colgate-Palmolive afirmou que a decisão de suspender o recurso “é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência”. A empresa reiterou a confiança na segurança do produto e afirmou que o creme dental segue os padrões regulatórios exigidos.

Ainda não há conclusão oficial sobre a origem dos sintomas relatados. Uma das hipóteses levantadas é a substituição do tradicional fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, componente químico que tem ganhado espaço por sua eficácia na prevenção de placas bacterianas, mas que pode causar reações em pessoas mais sensíveis.

A Colgate afirmou anteriormente que o produto “não oferece risco à saúde”, mas admitiu que “algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como o fluoreto de estanho, corantes ou sabores”. A orientação é interromper o uso imediatamente caso ocorra qualquer reação adversa.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia