Um vídeo publicado em alguns perfis no Instagram tem chamado atenção ao reconstituir, com a ajuda da Inteligência Artificial, como era Salvador na década de 1940. A produção transporta o espectador para uma capital baiana cheia de charme e história, com imagens que recriam paisagens, pontos turísticos e cenas urbanas da época.
As ruas do Centro Histórico aparecem com calçadas de pedra e pouco trânsito, marcado por bondes e automóveis antigos. A Baía de Todos-os-Santos também surge em destaque, com embarcações à vela.
O Elevador Lacerda, já imponente, se impõe como símbolo da cidade, ligando a Cidade Alta à Cidade Baixa. As imagens destacam, ainda, fachadas preservadas de igrejas barrocas e as movimentações no Pelourinho.
Nos anos 40, Salvador era a terceira maior cidade do Brasil e concentrava importantes atividades comerciais e culturais. Era também a sede da Região Militar do Nordeste e começava a atrair atenção por sua vida intelectual, que se fortalecia com nomes ligados à literatura, às artes e à política.
Apesar de impressionar pela riqueza visual, o vídeo não deixa de apresentar alguns exageros criativos típicos da Inteligência Artificial. Algumas cenas mostram, por exemplo, ruas asfaltadas e o Farol da Barra com a pintura preta e branca, características que só surgiriam anos depois.
Assista:
Ver essa foto no Instagram