Com a chegada de mais um feriado, nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador – feriadão para os mais sortudos que vão emendar -, nada melhor do que aproveitar o tempo livre explorando os botecos de Salvador, espaços que, em meio a um movimento interessante de resgate e reinvenção, vêm ganhando novas roupagens sem abrir mão da alma boêmia que os consagrou.
Em diferentes cantos da cidade, a tradição dos botecos se reinventa com cardápios assinados por chefs, drinks autorais e ambientes mais sofisticados e confortáveis com projetos de arquitetos renomados, provando que é possível aliar charme, sabor e autenticidade.
Embora alguns torçam o nariz, sob o argumento de um romantismo exagerado, a verdade é que a mudança atende a um novo público que busca a essência do boteco, mas com um toque extra de conforto e cuidado, em uma combinação de tradição e refinamento que tem mostrado que é possível preservar o espírito boêmio em ambientes mais aconchegantes e bem pensados.
Confira sete paradas obrigatórias para quem quer vivenciar essa nova fase da botecagem soteropolitana:

Preto Bar
* Preto Bar:
Completando 15 anos em 2025, o Preto Bar é um exemplo de como acompanhar a transformação de um bairro pode redefinir a identidade de um negócio, sem perder sua essência. Fundado em 2010 como uma cafeteria gourmet, o espaço acompanhou o crescimento da cena boêmia local e evoluiu para se tornar um dos maiores vendedores de chopp da Bahia. O nome, uma homenagem ao café, ainda ecoa na marca: o “O” do logotipo imita a mancha deixada por uma xícara. Hoje, o Preto é conhecido pelos pastéis generosos, pratos para compartilhar e petiscos como o Lamour (queijo brie envolto em massa folhada com geleia artesanal) e os clássicos croquetes, indispensáveis em qualquer boteco e sempre presentes nas mesas. Com atendimento caloroso, chopp trincando e clima acolhedor, o bar – cuja cozinha é comandada pelo chef Igor Lima – conquistou lugar cativo entre os queridinhos de Salvador.
Vá lá:
Rua Guillard Muniz, 711 – Pituba
Funcionamento: terças e quartas, das 17h30 à 0h; quintas, das 17h30 à 1h30; sextas, das 17h30 às 2h; sábados, das 16h às 2h; e domingos, das 16h à 0h
Siga: @pretobar

Megiro
* Megiro:
O Megiro é o boteco do premiado Grupo Origem, comandado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. Inaugurado em julho de 2024 no Horto Florestal, sob o nome “Origem” ao contrário, o espaço simboliza a proposta de resgatar a culinária tradicional baiana com um toque contemporâneo. O cardápio inclui pratos como malassado, sarapatel, rabada, pastel de xinxim de bofe e caldo de peguari, servidos em um ambiente que une simplicidade e sofisticação. Recentemente, o Megiro passou a oferecer um menu de pratos feitos (PFs) durante o almoço, com opções como bobó de camarão com arroz de coco, tagliatelle ao ragu de moela e galeto na brasa, todos ao preço fixo de R$ 65. As sobremesas são assinadas pela chef Lisiane Arouca, com destaque para o pudim de doce de leite com calda de acerola e a queijadinha morna com goiabada. Às terças, rola um sambinha dos bons!
Vá lá:
Av. Santa Luzia, 656 – Horto Florestal
Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 23h; e domingos, das 12h às 17h
Siga: @megiroboteco

Bão
* Bão:
Com unidades no Stiep, Pituba e Jardim Brasil (Barra), o Bão é um dos principais pontos de encontro de Salvador, unindo tradição familiar, boa música e culinária regional. Fundado em 2016 por Henrique Almeida, neto do criador do icônico Bar do Lobão – um marco no Conjunto dos Bancários, no Stiep, desde 1986 -, o Bão oferece um cardápio variado com petiscos de boteco, pratos baianos, opções para compartilhar como feijoada e sarapatel, além de drinks exclusivos e chopp sempre gelado, ideal para almoço, happy hour ou celebrações. Lá, a programação musical é animada, sempre divulgadas nas redes sociais.
Vá lá:
Bão Stiep (Rua Manoel Joaquim Alves, 314 – Conjunto dos Bancários), Bão Pituba (Rua Guillard Muniz, 564 – Jardim Brasil, Barra) e Bão Barra (Rua Augusto Frederico Schmitt, 302 – Jardim Brasil, Barra)
Siga: @baopetiscaria

Seu Zelito
* Seu Zelito:
Inaugurado em dezembro na Avenida Paulo VI, na Pituba, o Seu Zelito – Buteco dos Butecos é uma homenagem afetiva do empresário Daniel Freire ao avô que dá nome à casa. O boteco resgata memórias de família em um ambiente descontraído e acolhedor, com uma identidade visual marcada pela simpática figura de Seu Zelito — de óculos e bigode — estampada nas bolachas de copo e nas canecas de chope. O cardápio é um convite ao sabor e à diversão, com seções bem-humoradas que destacam opções que “saem rápido”, podem ser “pegas com a mão”, “meladas” em caldos e molhos, ou que servem para “forrar” o estômago e até “adoçar a vida”. Entre os destaques estão clássicos como caldinhos de sururu e feijão, pastéis e feijoada, além de pratos afetivos que remetem aos fins de semana em família, como o Lombo do Zelito (ao molho ferrugem com batatas cozidas), a Moqueca de Carne e o saboroso Arroz do Zelito, feito com cupim e costela desfiados e finalizado com crispy de batata.
Vá lá:
Av Paulo VI, 1609 – Pituba
Funcionamento: terça a quinta, das 17h às 23h, sextas e sábados, das 12h às 23h, e domingos, das 12h às 18h
Siga: @seuzelito

Café e Cana
* Café e Cana:
No coração do charmoso bairro Santo Antônio Além do Carmo, o Café e Cana é um botequim que combina a tradição dos bares baianos com um toque contemporâneo. Com um ambiente acolhedor e descontraído, o espaço oferece tanto mesas internas quanto ao ar livre, proporcionando uma experiência autêntica para os frequentadores. O cardápio é conhecido por suas comidinhas saborosas e petiscos típicos de boteco, como o baião de dois, que já se tornou um dos clássicos da casa. Além disso, o bar oferece uma variedade de bebidas artesanais, que complementam a experiência. O atendimento simpático e a atmosfera vibrante fazem do Café e Cana um ponto de encontro ideal para reunir amigos e desfrutar de boa comida e bebida em um dos bairros mais encantadores de Salvador. A roda de samba em alguns domingos é parada obrigatória (fique de olho nas redes!).
Vá lá:
R. do Carmo, 25 – Santo Antônio Além do Carmo
Funcionamento: domingos, segundas, quartas e quintas, das 12h às 22h e sextas e sábados, das 12h às 23h
Siga: @cafeecana

Pirambeira
* Pirambeira:
O Pirambeira, mais novo boteco de Salvador, foi inaugurado oficialmente na segunda-feira (28), trazendo uma releitura dos tradicionais botecos, alinhado ao pensamento de que cada detalhe importa e transforma a experiência do cliente. Entre os destaques do cardápio está o Chopp Brahma servido no ponto certo, com colarinho cremoso, e o menu assinado pelo chef Edu Moraes, que faz um passeio pelas raízes do boteco, mas com um toque especial, com divertidos petiscos com o Kibixinha (um kibe com essência de coxinha) e o Rabo com Rabo (o clássico “rabo de tatu” recheado com rabada). A carta de drinks é assinada por Jonatan Albuquerque, diretor de criação do premiado Purgatório.
Vá lá:
Rua Guillard Muniz, 629 – Pituba
Funcionamento: quartas e quintas, das 17h à 0h; sextas, das 17h à 1h; sábados, das 14h à 1h; e domingos, das 14h às 22h
Siga: @pirambeira.bar

Tatu Bola
* Tatu Bola:
Nascido em São Paulo, o Tatu Bola é um bar que combina o espírito descontraído dos botecos brasileiros com uma atmosfera vibrante e moderna. O espaço é conhecido por sua decoração criativa – as fitinhas do Bonfim no teto casam muito bem com Salvador, claro -, música ao vivo e ambiente animado. A programação musical é diversificada, proporcionando entretenimento extra para os frequentadores. O cardápio oferece uma variedade de petiscos tradicionais e pratos contemporâneos, acompanhados por uma seleção de bebidas que inclui cervejas geladas e drinks autorais.
Vá lá:
Rua Guillard Muniz, 609 – Pituba
Funcionamento: terça a sexta, das 17h30 à 0h; sábado, das 12h à 1h; e domingo, das 12h às 23h
Siga: @tatubola.salvadorba