A jornalista e escritora Míriam Leitão é a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras. A comentarista política da Globo vai ocupar a cadeira número 7, cujo patrono é Castro Alves, e que estava ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro. Na votação realizada nesta quarta-feira (30), Miriam conquistou 20 votos, contra 14 do segundo colocado, Cristovam Buarque. Com o resultado, ela se torna a 12ª mulher eleita para a ABL na história e a segunda na cadeira 7.
“A Miriam é uma grande jornalista, grande escritora e ela tem um espectro de interesse muito amplo, que coincide com os interesses da Academia Brasileira de Letras. Ela tem preocupações com o Meio Ambiente, tem preocupação com a democracia, com os negros, com a política oficial do governo sobre as minorias“, destacou Merval Pereira, presidente da ABL.
Míriam faz parte do grupo Globo desde 1991, onde é colunista do jornal O Globo, comentarista no Bom Dia Brasil, na Globonews e na CBN, além de apresentar o programa de entrevistas Miriam Leitão na GloboNews. Ao longo dos seus 53 anos de carreira, também publicou 16 livros em diversos gêneros literários, incluindo não ficção, crônicas, romances e literatura infantil.