Novo Mercado São Braz será construído no Subúrbio de Salvador e marca avanço das obras do VLT

Novo Mercado São Braz será construído no Subúrbio de Salvador e marca avanço das obras do VLT

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 29/04/2025 às 17:48 / Leia em 4 minutos

Um importante passo para o desenvolvimento econômico do Subúrbio de Salvador será dado com a construção do Mercado São Braz, um centro comercial e gastronômico que ficará localizado entre a Calçada e a Ilha de São João, ao longo do trecho 1 do Veículo Leve de Transporte (VLT). O espaço contará com restaurante, bar, áreas multiuso, além de pontos de comercialização de pescados e outros alimentos típicos da região.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante cerimônia que apresentou os avanços nas obras do VLT, que já alcançaram 18,67% no lote 1 e 13,30% no lote 2. Acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários estaduais, Jerônimo reforçou o impacto transformador do projeto.

“Nós queremos valorizar o entorno do VLT. Vamos ter uma obra muito bonita, um meio de transporte moderno, geração de emprego, um roteiro ainda mais forte para quem quer fazer turismo no subúrbio. Vai ser um ambiente de final de semana para dinamizar a economia”, afirmou o governador.

Sob responsabilidade da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o Mercado São Braz será implantado no bairro de Plataforma. O projeto inclui ainda a construção de quiosques, um calçadão com acesso à praia, mirante e nova via de acesso.

Também está prevista a criação de uma unidade de beneficiamento de pescados, voltada à estruturação da cadeia produtiva da pesca artesanal. A unidade será equipada de acordo com as normas sanitárias e contará com salas de lavagem, embalagem, cozimento e defumação, além de câmaras frias, túnel de congelamento, fábrica de gelo, sala de embutidos e espaço administrativo.

Durante a agenda, o governador também visitou áreas de terraplenagem próximas ao Hospital do Subúrbio e no trecho de ligação com a região de Águas Claras. Na BR-324, acompanhou a construção de um dos viadutos que integram a obra.

Outro destaque foi a autorização para a restauração da histórica Estação Calçada, inaugurada em 1860 e símbolo do patrimônio ferroviário de Salvador. O espaço será adaptado para funcionar como uma das principais estações do VLT, mantendo suas características arquitetônicas originais.

O projeto contempla a recuperação estrutural, abertura da cobertura das plataformas, implantação de um museu, além de áreas de lazer e serviços. “Essa é uma estação histórica, muito bonita e nós já tivemos as aprovações dos órgãos competentes, inclusive do IPHAN, para fazermos a intervenção aqui na Calçada, preservando as características da época em que foi construída a ferrovia”, destacou a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento.

As antigas plataformas estão sendo demolidas para dar lugar à nova estrutura de embarque e desembarque do VLT. Para a secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, trata-se de um projeto transformador. “Temos certeza que o VLT vai transformar a vida dos baianos e das baianas, porque representa o que há de melhor, de mais moderno e de mais seguro em mobilidade. Além de não se tratar só de transporte de passageiros. As intervenções urbanísticas vão transformar a geração de renda, o lazer, toda a orla de Ilha de São João à Calçada. É um projeto futurístico, mas que olha para a justiça social”, afirmou.

O novo modal contará com três trechos: Ilha de São João–Calçada, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã, somando 36,4 km de extensão, com 34 paradas. O investimento total do Governo do Estado é da ordem de R$ 5 bilhões, com capacidade para transportar até 100 mil passageiros por dia.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia