Repórter da Globo emociona ao relembrar como descobriu diagnóstico de Parkinson

Repórter da Globo emociona ao relembrar como descobriu diagnóstico de Parkinson

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 29/04/2025 às 15:59 / Leia em 2 minutos

Durante entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, Renata Capucci relembrou como recebeu o diagnóstico de Parkinson, uma condição neurológica que afeta a coordenação motora e causa tremores, lentidão, rigidez muscular, desequilíbrio e outros sintomas físicos e emocionais.  A jornalista contou que sintomas pontuais como lentidão ao mover a perna esquerda e movimentos involuntários fizeram com que ela buscasse auxílio médico. “A médica disse: ‘Renata, você tem Parkinson’. Eu respondi: ‘Doutora, a senhora está doida!’”, disse.

Apesar de ter recebido o diagnóstico em 2018, enquanto participava do programa “Popstar”, da Globo, Renata só falou abertamente sobre a sua condição de saúde quatro anos depois. Atualmente, o seu objetivo é contribuir para um olhar mais humano e menos estigmatizado sobre o assunto. “Se eu puder ajudar uma pessoa a entender a doença, buscar tratamento e valorizar os exercícios físicos, então meu diagnóstico não é o fim — é um recomeço”, afirmou.

Durante uma transmissão ao vivo com neurologista Mariana Moscovich nas redes sociais, Renata também falou sobre os desafios de lidar com o Parkinson. “Hoje eu entendo que cada um tem seu Parkinson particular… É uma doença que é uma montanha-russa, tem dias que você está muito bem e tem dias que você não está nada bem, aí não consigo fazer a correlação entre causa e efeito”, explicou. “Eu não fiz nada para ter essa doença, essa doença existe, mas eu não me vitimizo por ter parkinson, então não quero que ninguém tenha pena de mim porque eu luto contra a doença”, completou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia