A Estação da Calçada, construída em 1860, está prestes a passar por uma reforma por conta das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai ligar diferentes pontos de Salvador e da Região Metropolitana. O projeto de revitalização do espaço, junto à construção de áreas destinadas a pescadores e comerciantes, foi apresentado nesta terça-feira (29) pelo governo estadual.

Estação da Calçada passa por reforma para receber trecho do VLT em Salvador
A antiga estação ferroviária, que já serviu de elo entre Salvador e o recôncavo baiano, será restaurada e incorporada ao primeiro trecho do VLT. O projeto prevê recuperação estrutural do prédio, criação de um museu, espaços de lazer e serviços, além da substituição das antigas plataformas de embarque pela nova estrutura do modal.

Estação da Calçada passa por reforma para receber trecho do VLT em Salvador
O sistema VLT será dividido em três etapas: Ilha de São João-Calçada, Paripe-Águas Claras e Águas Claras-Piatã. Com 34 paradas ao longo de 36,4 quilômetros, o modal deve atender cerca de 100 mil passageiros diariamente. Mais de R$ 5 bilhões serão investidos pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).