Lavagem do Bonfim em Paris? Embratur e Governo da Bahia promovem cultura afro-brasileira na França

Lavagem do Bonfim em Paris? Embratur e Governo da Bahia promovem cultura afro-brasileira na França

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Renato Vaz/Embratur

Publicado em 28/04/2025 às 08:17 / Leia em 3 minutos

A Embratur e o Governo do Estado da Bahia realizaram, neste domingo (27), em Paris, a cerimônia da Lavagem da Escadaria da Galeria Visit Brasil, inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador. A iniciativa marca o início de uma programação cultural da Galeria, em parceria com o Sebrae, voltada à valorização das matrizes afro-brasileiras e ao fortalecimento da identidade nacional no exterior, dentro da estratégia de promoção do Brasil como destino turístico na capital francesa.

Em meio ao aroma da água de cheiro, ao som dos atabaques e à presença de baianas em trajes típicos e capoeiristas, uma representação dos Filhos de Gandhy conduziu o cortejo, transformando a escadaria da Galeria em um altar de fé, ancestralidade e celebração. Mais do que um gesto simbólico, a lavagem representa uma conexão espiritual com os orixás e a celebração da herança africana que compõe a alma brasileira.

“A lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim é um patrimônio vivo da nossa cultura. Ao realizá-la em Paris, reafirmamos a força da tradição afro-brasileira como elemento da identidade nacional e mostramos ao mundo a beleza dessa herança que atravessa fronteiras. Esse é o Brasil da democracia e da diversidade que o mundo precisa”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“O ritual da lavagem é um dos símbolos do sincretismo religioso baiano, envolvendo o catolicismo e religiões de matriz africana, que se destaca entre os principais atrativos do afroturismo, segmento que desperta o interesse dos turistas estrangeiros. Ter Paris como vitrine para essa tradição potencializa a promoção internacional do destino Bahia”, acrescentou Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia.

Entre os convidados estavam Robertinho, da Lavagem de Madeleine; Pedro Gramacho, da Secretaria de Turismo da Bahia; e Lucicleide Nascimento, ícone da cultura baiana e presença constante em eventos de promoção do estado.

Histórias de sucesso e sabores brasileiros em Paris

Além da cerimônia, a Galeria Visit Brasil promoveu a roda de conversa “Histórias de sucesso de mulheres brasileiras que inspiram nossos sabores”, reunindo chefs empreendedoras que conquistaram espaço na gastronomia europeia.

Mediado pela jornalista Uiara Araújo, o encontro teve degustações de chocolates artesanais e pratos brasileiros. A premiada chef Alessandra Montagne, convidada por Alain Ducasse para comandar um restaurante no Museu do Louvre, compartilhou sua trajetória: nascida no Vidigal, no Rio de Janeiro, Alessandra levou sabores brasileiros às mesas francesas. “Eu só fui assinar um menu 100% de comida brasileira depois de 20 anos, num festival de cinema em que entre os convidados estava o George Clooney. E eles aceitaram”, contou.

Também participaram da roda Marina Blanck Stroh, fundadora da La Brigaderie de Paris; Mariele Góes, chef e proprietária do restaurante La Bahianiense; e Thais dos Santos, fundadora do Madame Brésil, projeto que promove produtos sustentáveis do Brasil. O encerramento foi marcado por uma degustação de chocolates e acarajé preparado por Mariele Góes, reforçando a estratégia da Embratur de divulgar o Brasil como destino turístico cultural e gastronômico.

Galeria Visit Brasil: vitrine da cultura brasileira no exterior

A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante que promove o Brasil no exterior e está em sua terceira edição em Paris. A proposta é oferecer uma imersão na cultura brasileira, dos ritmos e sabores às paisagens naturais, reunindo diversos parceiros para fortalecer a imagem do país como destino diverso e sustentável.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia