O ex-presidente Jair Bolsonaro usou seu perfil do Instagram nesta segunda-feira (28), para atualizar os seguidores sobre seu estado de saúde. Segundo o político, ele já passou a ingerir líquidos, mas segue enfrentando sintomas de gastroparesia.
“Estou clinicamente estável, sem dor constante ou febre, com pressão arterial monitorada e controlada”, disse ele, que tem se alimentado de maneira cautelosa. “A equipe médica iniciou a oferta oral limitada de água, chá e gelatina, devido a sinais de movimentos intestinais iniciais”.
Bolsonaro está internado desde o dia 13 de abril, quando precisou realizar uma cirurgia para corrigir complicações intestinais. O procedimento teve como objetivo tratar uma “suboclusão intestinal”, obstrução parcial do intestino provocada por aderências formadas após as múltiplas cirurgias decorrentes do atentado a faca sofrido em 2018.
Ainda em seu desabafo no Instagram, o político lamentou ainda estar sofrendo com os sintomas da gastroparesia – condição médica em que o estômago demora mais do que o normal para esvaziar seus conteúdos, o que atrasa a digestão e provoca náuseas, inchaço e dores.
“Ainda persisto com sinais de gastroparesia (retardo no esvaziamento do estômago) e soluços que tiram qualquer ser humano do sério, mas sendo clinicamente controlados e acompanhados”, disse ele, que ainda segue sem previsão de alta.
Ver essa foto no Instagram