De 4 a 7 de maio, a 11ª edição da Mostra de Cinema Europeu ocupará a Sala de Arte Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, em Salvador, com sessões gratuitas sempre às 19h. A programação reúne quatro filmes que abordam histórias de coragem, resiliência e enfrentamento em diferentes contextos sociais e políticos.
O evento é promovido pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (EUNIC), por meio do cluster de Salvador-Bahia, que reúne a Aliança Francesa, o Goethe-Institut, o Instituto Cervantes e o Consulado Geral da Itália no Recife. A seleção destaca obras que, segundo os organizadores, convidam o público a refletir sobre a importância de se posicionar diante de adversidades.
A mostra será aberta no sábado (4) com “Marinette” (2022), filme francês de Virginie Verrier que retrata a trajetória da jogadora Marinette Pichon, que superou um ambiente familiar violento para se tornar referência no futebol internacional.
No domingo (5), é a vez do italiano “Grazie Ragazzi” (2023), de Riccardo Milani, que acompanha um ator que conduz detentos na montagem da peça “Esperando Godot”, revelando o poder da arte na transformação pessoal.
Na segunda-feira (6), o público poderá assistir ao drama alemão “De Hilde, Com Amor” (2024), de Andreas Dresen, baseado na história real de Hilde Coppi, integrante da resistência contra o nazismo em Berlim.
Encerrando a programação, na terça-feira (7), o espanhol “Las Niñas” (2020), dirigido por Pilar Palomero, retrata o processo de amadurecimento de uma menina de 11 anos em meio às tensões sociais da Espanha dos anos 1990.
Todas as sessões são gratuitas, com distribuição de ingressos no local, sujeitas à lotação da sala.