Considerado um dos locais mais icônicos e emblemáticos da Bahia, a Chapada Diamantina será palco de uma competição repleta de aventura e adrenalina. O local receberá 192 atletas de 14 nacionalidades diferentes para uma corrida que contará com 500 quilômetros. Ao longo de seis dias, os competidores enfrentarão trechos de trekking (caminhada e corrida de trilha), canoagem, mountain bike, técnicas verticais e uma modalidade surpresa. A largada acontecerá neste domingo (4), a partir das 9h, no Mercado Cultural de Lençóis. A prova é uma das etapas classificatórias do Adventure Racing World Series, campeonato mundial de corridas de aventura.
O roteiro exato da corrida não é divulgado com antecedência, pois a orientação por mapas topográficos e bússola também faz parte do desafio. Durante o trajeto, os atletas não podem usar GPS, mas são autorizados a utilizar computadores de bike no guidão. Também é proibido buscar informações prévias sobre o percurso e deixar alimentos ou equipamentos em pontos estratégicos. Mas os competidores podem, durante a corrida, comprar comida no comércio local ou interagir com a população, inclusive para perguntar sobre o melhor caminho.
“Começamos com um trecho de trekking de 35 quilômetros, por trilhas estreitas e acidentadas, com subidas e descidas íngremes. Esta etapa inicial dá o tom para o que está por vir: uma corrida em que o próprio terreno é o adversário definitivo”, explica Benito Brocca, diretor do evento.