Alta de casos de Covid-19 faz cidade do Amazonas retomar uso de máscaras

Alta de casos de Covid-19 faz cidade do Amazonas retomar uso de máscaras

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Rovena Rosa / Agência Brasil

Publicado em 28/04/2025 às 15:32 / Leia em 2 minutos

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, decretou o retorno do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, como repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e transportes coletivos. A medida atende uma recomendação da Defensoria Pública do Amazonas em razão do aumento nos casos de Covid-19 no município.

 De acordo com o órgão, somente em abril, foram registrados cerca de 400 casos positivos de Covid-19 na cidade. Em março, de 197 casos suspeitos, foram registrados 87 casos positivos. Em dezembro do ano passado, o número de casos registrados foi 14.

A alta procura pelos testes revelam outra informação: mesmo os casos negativos para Covid-19 indicam que outras viroses respiratórias estão circulando na cidade, colocando em risco a saúde da população”, diz ofício encaminhado pelo defensor público Marcelo Barbosa à Secretaria Municipal de Saúde, recomendando a medida.

Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, a prefeitura também restringiu o acesso às áreas indígenas para pessoas que não apresentem caderneta de vacinação contra a Covid-19 atualizada ou teste negativo realizado nas últimas 48 horas. O decreto permanecerá vigente enquanto houver recomendações das autoridades sobre o uso de máscaras.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia