A atriz Fernanda Torres e o diretor Walter Salles foram premiados na 12ª edição dos Prêmios Platino del Cine Iberoamericano, realizada neste domingo (27), no Palácio Municipal IFEMA Madrid, na Espanha. Ambos conquistaram as estatuetas de Melhor Atriz e Melhor Direção, respectivamente, pelo trabalho no filme “Ainda Estou Aqui”.
Apesar da vitória, Fernanda e Salles não compareceram à cerimônia. A atriz Valentina Herszage, que interpreta Vera Paiva no longa, e o produtor Rodrigo Teixeira receberam as premiações em seus nomes.
“Ainda Estou Aqui”, produção original do Globoplay inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, também concorre ao prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano. A obra narra a trajetória de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), advogada e ativista que dedicou 40 anos em busca da verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (vivido por Selton Mello), assassinado durante a ditadura militar brasileira.
O filme já fez história ao conquistar, em março, o Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional — a primeira vitória do Brasil nesta categoria. “Ainda Estou Aqui” também foi indicado ao prêmio de Melhor Filme e Fernanda Torres disputou como Melhor Atriz, mas ambas as estatuetas ficaram com o longa “Anora”.
Antes da conquista no Oscar, Fernanda já havia feito história ao ganhar o primeiro Globo de Ouro brasileiro na categoria Melhor Atriz.
Outros brasileiros reconhecidos no Prêmios Platino
A minissérie “Senna” também brilhou no Prêmios Platino, vencendo na categoria Melhor Criador de Série. O prêmio foi entregue aos roteiristas e diretores Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patricia Andrade.
A atriz Andréia Horta recebeu indicação como Melhor Atriz em Série ou Minissérie pela produção “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, mas o prêmio ficou com Candela Peña, pela minissérie espanhola “O Caso Asunta”.
Outra produção brasileira, “Arca de Noé”, coprodução da Globo Filmes e Telecine, disputou como Melhor Filme de Animação, mas foi superada por “Mariposas Negras”, coprodução entre Espanha e Panamá.