A professora da Universidade Federal da Bahia (UfbA) que teve a vaga por cotas retirada pela Justiça Federal da Bahia, no início do mês, foi readmitida na instituição. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25).
Em nota, a Ufba informou que o recurso movido pela gestão acadêmica segue em andamento, sem conclusão, mas aproveitou a abertura de uma vaga no mesmo setor onde a docente iria atuar para fazer uma nova convocação.
A partir disso, um novo contrato foi assinado e a profissional já deve iniciar as atividades na Escola de Música a partir da próxima segunda-feira (28). Irma Ferreira Santos lecionará na área de “Canto Lírico”.
Ainda no posicionamento, a Ufba reafirmou que discorda veementemente da decisão do juiz da 10ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia, e que considera o entendimento “equivocado”.
Menos de um mês da decisão
A decisão judicial ganhou repercussão no início de abril. Na ocasião, a Justiça Federal da Bahia determinou o cancelamento da convocação e contratação da candidata, que é negra e tinha sido aprovada por meio de cotas no certame.
Na época, Irma se inscreveu como “pessoa negra” e chegou a assumir a vaga prevista para a área. No entanto, com a decisão judicial, outra candidata, que se inscreveu para ampla concorrência, foi nomeada para o cargo. As informações são do g1 Bahia.