O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, acredita que o legado do Papa Francisco deve permanecer na Igreja Católica. Em entrevista ao Jornal Nacional, o arcebispo disse que a jornada é longa, mas deve continuar.
“Creio que muito daquilo que o Papa Francisco fez e ensinou deva continuar a ser vivenciado na igreja. É um aprendizado longo, nem sempre conseguimos fazer como gostaríamos, mas certamente aquilo que eles nos deixou como herança, como valores, não só dentro da igreja, mas em relação à humanidade, deve continuar“, disse, em entrevista a Ilze Scamparini.
Ver essa foto no Instagram
Possível papa
O arcebispo está no Vaticano e participou do funeral do papa. Ele será um dos sete brasileiros a participar do próximo conclave, que acontecerá no início de maio.
De acordo com a CNN, embora especialistas vaticanistas considerem remotas as chances de um cardeal brasileiro ser escolhido, Dom Sérgio seria o nome mais cotado caso isso ocorra. “Se fosse para colocar um brasileiro [na lista de possíveis sucessores], seria ele”, afirmou uma fonte da emissora.
Muito querido na comunidade católica baiana, Dom Sérgio comentou sobre as especulações durante uma entrevista coletiva neste domingo (20), preferindo confiar a decisão à espiritualidade.
“Nós vamos ter esse momento em que toda a Igreja será convidada a rezar pela eleição do futuro papa. Quanto às especulações, elas sempre existem, mas nós sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja. Nos últimos conclaves, tivemos surpresas”, declarou.