Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” ainda concorre a prêmios. O filme de Walter Salles, que também rendeu um Globo de Ouro a Fernanda Torres, foi indicado a três categorias do Prêmio Platino 2025, uma das maiores condecorações do cinema Ibero-Americano, que será realizada neste domingo (27), em Madri, na Espanha.
A obra nacional, que arrecadou US$ 35 milhões globalmente, concorre nas categorias de Melhor Filme Ibero-Americano, Melhor Atriz e Melhor Direção.
A premiação, espécie de Oscar de quem fala espanhol e português na Europa, é organizada pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA) e pela Entidad de Gestión de Derechos Audiovisuales (EGEDA) e será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil, diretamente do Palácio Municipal de Congressos de Madrid (IFEMA), a partir das 15h45.
Ao todo, o Brasil aparece com 11 indicações. Além de “Ainda Estou Aqui”, “Arca de Noé”, dirigida pelo baiano Sérgio Machado e por Alois di Leo, baseada na obra musical de Vinicius de Moraes, concorre na categoria Melhor Animação. Duas minisséries nacionais também disputam troféus: “Senna” concorre em Melhor Minissérie, Melhor Interpretação Masculina (Gabriel Leone), Melhor Ator Coadjuvante (Hugo Bonner) e Melhor Criador de Minissérie (Vicente Amorim, Patrícia Andrade, Fernando Coimbra e Luis Bolognesi) e “Cidade de Deus – A Luta Não Para”, dirigida por outro baiano, Aly Muritiba, foi indicada como Melhor Minissérie, Melhor Interpretação Masculina (Alexandre Rodrigues) e Melhor Interpretação Feminina (Andreia Horta).