O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, já chegou a Roma e compareceu ao velório público do Papa Francisco no Vaticano, em Roma, nesta sexta-feira (25). Lula compareceu à Basílica de São Pedro acompanhado de uma comitiva brasileira.
Acompanham o presidente a primeira-dama, Janja; a ex-presidente Dilma Roussef; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o presidente do STF, Luís Roberto Barroso; os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre; a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o assessor especial Celso Amorim.
Nas redes sociais, o presidente compartilhou fotos do momento e lembrou o legado do papa. “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Funeral
O caixão com o corpo do papa será fechado às 20h (15h no horário de Brasília), em cerimônia presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. O rito será realizado dentro da Basílica de São Pedro, com símbolos tradicionais da Igreja: um véu branco será colocado sobre o rosto de Francisco; água benta será aspergida sobre o corpo; serão inseridos no caixão medalhas do pontificado e um pergaminho com seus principais feitos; e o caixão terá dupla proteção: uma estrutura de zinco, selada, e outra de madeira com o nome, brasão e cruz do Papa.
O funeral do Papa Francisco está marcado para a manhã deste sábado (26), na Praça de São Pedro, no Vaticano, com início previsto para as 10h (5h no horário de Brasília). A celebração será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.