Uma das vilãs mais icônicas da televisão brasileira está de volta. Odete Roitman, agora interpretada por Debora Bloch, faz sua aguardada estreia em “Vale Tudo” no fim do capítulo deste sábado (26), data em que a TV Globo celebra seus 60 anos de história. A personagem, que marcou gerações com sua presença imponente e controversa, promete abalar os alicerces da trama logo em sua reaparição.
A primeira cena de Odete Roitman será à distância: de seu sofisticado apartamento em Paris, a empresária avisa por telefone à irmã Celina (Malu Galli) que está de malas prontas para o Brasil, mas já antecipa que não pretende se hospedar na casa da família. Com sua tradicional arrogância, ela exige um hotel onde “não haja turistas brasileiros pelos corredores”.
E dispara a frase icônica: “Quanto menos eu ouvir falar português, melhor”.
Para Debora Bloch, interpretar a empresária é mais do que um desafio: é um retrato fiel de um pensamento ainda presente no Brasil atual.
“Odete é um retrato de uma classe que despreza o Brasil e, ao mesmo tempo, se beneficia dele, suga suas riquezas. Representa um pensamento conservador, preconceituoso, retrógrado ainda presente no mundo. Estou fazendo uma Odete que represente essa personagem no Brasil de hoje”, afirma a atriz.
Tensão
A simples notícia da chegada de Odete Roitman já causa instabilidade na família, especialmente em Heleninha (Paolla Oliveira). A artista plástica, marcada por uma relação conturbada com a mãe, sofre uma crise de ansiedade diante da expectativa do reencontro. Em cenas previstas para irem ao ar na segunda-feira (28), Heleninha cede à tentação do álcool, mesmo lutando contra o vício.
Em um dos momentos mais intensos, ela compra uma garrafa de uísque, tenta resistir, mas acaba jogando um copo cheio contra a parede — assustando Celina e Eugênio (Luis Salem), que a encontram descontrolada. O drama se agrava quando Odete finalmente chega e encontra a filha embriagada. Em um embate direto, Heleninha enfrenta a mãe, a acusa de ser responsável por seus traumas e denuncia a falta de afeto da empresária.
A discussão atinge seu ápice quando Heleninha tropeça e cai da escada da mansão, mas insiste em continuar o confronto. Celina tenta apaziguar a situação, mas também vira alvo das críticas da irmã, que a acusa de ter mentido sobre o estado da sobrinha.