Na imersiva e plural exposição “Afro-brasilidade: Homenagem a dois Valentins e a um Emanoel”, em cartaz até 10 de agosto na FGV Arte, no Rio de Janeiro, o artista baiano Brendon Reis se destaca com uma obra que reflete sobre o corpo negro, a intimidade e a espiritualidade. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e João Victor Guimarães, a mostra celebra mais de 300 peças de artistas consagrados como Rubem Valentim, Mestre Didi e Emanoel Araújo, além de nomes contemporâneos que revelam a potência e a diversidade da arte afro-brasileira.
Brendon, natural de Cajazeiras, bairro de Salvador, e atualmente residente na Zona Norte de São Paulo, foi convidado por Paulo Herkenhoff para produzir uma obra inédita para a exposição: uma pintura de 1,80 x 1,40 metros da série Colares de Bicha. “Nela, apresento a figura de um jovem negro olhando para o horizonte com suas joias no corpo”, explica o artista em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Brendon Reis
A participação de Brendon na exposição marca um ponto importante em sua trajetória, colocando-o ao lado de ícones da arte brasileira. Para o artista, estar ao lado de nomes como Rubem Valentim, Mestre Didi e Emanoel Araújo representa “uma mistura de orgulho, responsabilidade e pertencimento”. “Sempre me fascina muito o diálogo invisível entre obras de diferentes tempos e visões”, acrescenta.
O processo criativo de Brendon é uma fusão entre o real e o onírico, entre o visível e o invisível. “Eu enxergo essa camada surreal em meu trabalho como uma forma de distorcer o corpo por meio da cor”, explica. Ele utiliza especialmente o azul para criar atmosferas que revelam camadas emocionais e espirituais. “Sempre gostei de pensar o afeto conectando-se ao conceito de existência e à subjetividade negra. Isso é muito interessante para mim: pensar como isso dialoga com nossa identidade e pluralidade”, finaliza.

Uma das obras de Brendon Reis
A exposição “Afro-brasilidade: Homenagem a dois Valentins e a um Emanoel” tem entrada gratuita. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e sábado e domingo, das 10h às 18h.