Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, embarcou na noite de terça-feira (22) rumo ao Vaticano. Recém-homenageado com o título de cidadão baiano, o cardeal é um dos sete brasileiros aptos a participar do conclave que escolherá o novo papa. Além disso, ele acompanhará de perto o funeral do pontífice, cujo corpo foi levado à Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), dando início às cerimônias fúnebres.
O arcebispo chegou ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 21h30, acompanhado por representantes da Arquidiocese. Atencioso, Dom Sergio atendeu fiéis e posou para fotos antes do embarque.
Nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2016, ele é natural de Dobrada, interior de São Paulo, e já foi arcebispo de Teresina e de Brasília antes de assumir a liderança da Arquidiocese da capital baiana. Ele também integra a Congregação para os Bispos, um dos principais órgãos da Cúria Romana, responsável por criar dioceses e nomear bispos.

Dom Sergio Rocha chegou no aeroporto acompanhado por representantes da Arquidiocese | Foto: TV Bahia
Após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido na segunda-feira (21), Dom Sergio concedeu uma coletiva de imprensa na qual comentou sobre a sucessão papal. “Quanto às especulações, elas sempre existem, mas nós sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja. Nos últimos conclaves, tivemos surpresas”, afirmou.
Apesar de manter um discurso cauteloso, o nome de Dom Sergio aparece em listas da imprensa italiana, como os jornais Blitz Quotidiano e Il Tirreno, entre os possíveis sucessores de Francisco. Embora analistas apontem que as chances de outro latino-americano assumir o posto logo após Francisco sejam reduzidas, o nome do arcebispo de Salvador ainda figura nas projeções.
“Nesse momento, eu creio que o mais importante é a oração pelo Papa, é continuarmos unidos como igreja e, claro, quando chegar o momento, rezar ainda mais pela Igreja e pela eleição do papa”, concluiu o cardeal.