Academia de Letras da Bahia celebra 100 anos de Mãe Stella de Oxóssi com lançamento de instituto

Academia de Letras da Bahia celebra 100 anos de Mãe Stella de Oxóssi com lançamento de instituto

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

divulgação

Publicado em 23/04/2025 às 18:51 / Leia em 2 minutos

A Academia de Letras da Bahia (ALB) prepara uma homenagem especial para celebrar o centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi, uma das figuras mais emblemáticas da cultura afro-brasileira. No dia 2 de maio de 2025, data em que completaria 100 anos, a ialorixá será lembrada com uma cerimônia no Palacete Góes Calmon, sede da instituição, a partir das 18h. O evento é aberto ao público.

A programação marca o lançamento oficial do Instituto Mãe Stella de Oxóssi, que será apresentado por seu presidente, Adriano Azevedo — sobrinho da homenageada. Na ocasião, também será assinado um Protocolo de Intenções entre o novo instituto e a ALB, estabelecendo parceria para ações conjuntas.

Segundo Azevedo, o instituto terá como missão “desenvolver atividades culturais, esportivas e de saúde; prestar assistência social a mulheres, jovens e crianças vítimas de violência; e capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de cursos e projetos educativos”. Ele destaca que “a educação será sempre a premissa do Instituto, pois era o que minha tia primava”.

Mãe Stella foi a primeira ialorixá do Brasil a integrar uma academia de letras. Líder religiosa do Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, ela foi eleita imortal da ALB em 25 de abril de 2013, assumindo a cadeira 33, anteriormente ocupada pelo professor e historiador Ubiratan Castro. O patrono da cadeira é o poeta Castro Alves.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia