Conheça Arcebispo de Salvador apontado como um dos possíveis sucessores do Papa Francisco

Conheça Arcebispo de Salvador apontado como um dos possíveis sucessores do Papa Francisco

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Victoria Holzbach

Publicado em 21/04/2025 às 09:29 / Leia em 3 minutos

Discreto, experiente e respeitado dentro e fora do Brasil, o Cardeal Dom Sergio da Rocha, atual Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, tem seu nome cotado para participar do próximo conclave, e pode substituir o Papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21).

Membro ativo da Cúria Romana, com trajetória consolidada em dioceses importantes do país e prestígio no Vaticano, ele é uma das lideranças brasileiras mais influentes na Igreja Católica atualmente.

Nascido em Dobrada, no interior de São Paulo, em 1959, Dom Sergio foi criado cardeal pelo Papa Francisco em 2016. Desde 2020, está à frente da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a mais antiga do Brasil, onde também recebeu o título de Cidadão Baiano em março deste ano, após já ter sido homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com o título de Cidadão Soteropolitano em 2023.

Dom Sérgio da Rocha durante cerimônia em que recebeu o título de Cidadão Baiano – Foto: Sara Gomes

Dom Sérgio da Rocha durante cerimônia em que recebeu o título de Cidadão Baiano – Foto: Sara Gomes

Com formação sólida, é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

No Brasil, passou por postos-chave: foi bispo auxiliar de Fortaleza, arcebispo coadjutor e depois titular em Teresina, e arcebispo metropolitano de Brasília, até ser nomeado pelo Papa para Salvador.

Foi presidente da CNBB entre 2015 e 2019 e atuou em diversos organismos da Igreja na América Latina. Também integrou duas assembleias do Sínodo dos Bispos, sendo relator geral da edição de 2018, que tratou da juventude.

Seu papel internacional foi reforçado com as nomeações diretas do Papa Francisco: em 2021, se tornou membro da Congregação para os Bispos, e em 2023, foi incluído no seleto Conselho de Cardeais, grupo que assessora o pontífice no governo da Igreja e nas reformas da Cúria.

Na Bahia, Dom Sergio tem se destacado por inúmeras ações pastorais. Desde sua chegada a Salvador, criou três vicariatos episcopais, ordenou 12 padres e 15 diáconos permanentes e estabeleceu uma nova paróquia em Lauro de Freitas, além de preparar outras duas comunidades para elevação. É reconhecido por seu compromisso com os mais pobres e por manter um diálogo próximo com as comunidades.

Dom Sergio também carrega uma ligação afetiva com a Bahia desde o nascimento. Foi trazido ao mundo por uma parteira conhecida como Maria Baiana, fato que ele relembrou emocionado durante a cerimônia em que recebeu o título de cidadão baiano. Ele classificou o gesto como símbolo do acolhimento que sente desde que chegou ao estado.

A morte do papa Francisco, aos 88 anos, abre oficialmente a sucessão papal e tem Dom Sérgio como um dos principais nomes. O conclave, que reunirá os cardeais da Igreja Católica para eleger o novo pontífice, deverá acontecer nas próximas semanas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia