Em 2025, os brasileiros aproveitaram um raro “superferiado” com quatro dias de descanso, graças à coincidência entre a Páscoa e o feriado de Tiradentes. A Sexta-feira Santa caiu hoje, em 18 de abril; o domingo de Páscoa, em 20 de abril, e o feriado de Tiradentes logo na segunda-feira, 21 de abril. Esta combinação dificilmente se repetirá em breve.
Segundo levantamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a última vez que a Páscoa caiu no dia 20 de abril foi em 2003 e 2014. A próxima vez que isso acontecerá será apenas em 2087. Isso porque a data da Páscoa segue uma lógica astronômica complexa e varia a cada ano.
A celebração é marcada para o primeiro domingo após a primeira lua cheia posterior ao equinócio de outono (no hemisfério sul), podendo ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril. A sequência das datas pascais só se repete completamente a cada 5,7 milhões de anos, segundo dados da UFRGS.
Essa variação afeta outros feriados móveis, como o Carnaval, que acontece 47 dias antes da Páscoa, e Corpus Christi, celebrado 60 dias depois.
Próximos feriados em 2025
O próximo descanso prolongado está marcado para 1º de maio, Dia do Trabalho, que cairá numa quinta-feira. Dependendo da decisão de cada empresa, é possível emendar a sexta-feira e fazer um novo feriadão. Isso também se repete em mais duas ocasiões no ano: no Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e no Natal (25 de dezembro), ambos também em quintas-feiras.
Confira a lista de feriados nacionais em 2025:
- 1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalho
- 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
- 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
- 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (domingo) – Finados
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal