Os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, o ENEM dos Concursos, começarão a ser convocados em maio. A previsão foi anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, após a sanção da sanção da Lei Orçamentária Anual de 2025, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministério publicará, nos próximos dias. uma portaria única que autoriza a convocação dos aprovados para 4.335 vagas de cargos que não exigem cursos de formação dos oito blocos temáticos 1 a 8, de nível superior e médio.
De acordo com a coordenadora-Geral de Concursos e Provimento do MGI, Queila Cândida Ferreira Morais, a futura portaria do MGI permitirá que os aprovados sejam nomeados mais rapidamente. “Essa autorização única para provimento dá celeridade ao trâmite e permite que os órgãos iniciem a convocação de forma mais coordenada”, afirmou em nota.
A partir desta autorização, os 16 órgãos e entidades federais participantes do certame deverão publicar os próprios atos de nomeação para dar posse aos aprovados. Nesta primeira edição, as vagas do CPNU foram direcionados para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ministério da Agricultura e Pecuária; Instituto Nacional de Meteorologia; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Fundação Nacional dos Povos Indígenas; Ministério da Saúde; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Superintendência Nacional de Previdência Complementar; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Advocacia-Geral da União; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério do Planejamento e Orçamento; e Ministério da Cultura.
De acordo com a coordenadora, a documentação técnica necessária para autorização da convocação dos 4.335 aprovados para vagas já foi enviada ao Ministério do Planejamento e Orçamento para confirmação de disponibilidade de recursos do orçamento da União para a nomeação dos aprovados.